Publicidade

    IPO do Facebook expõe forças e fraquezas da maior rede social do mundo

    0
    Publicidade

    Depois de muita especulação, o Facebook registrou, na quarta-feira, 1ª de fevereiro, sua oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) para levantar US$ 5 bilhões. O valor é menor do que as previsões de mercado, que apontavam para US$ 10 bilhões, mas muito superior ao US$ 1,9 bilhão levantado pelo Google em 2004.  O IPO  do Facebook sugere que a rede social vale hoje entre US$ 75 bilhões e US$ 100 bilhões.

    A estréia da empresa no mercado ainda depende da definição de preços das suas ações, mas a oferta inicial já clarificou uma série de aspectos relacionados com forças e fraquezas da rede social, que foram objeto de forte especulação da imprensa mundial nos últimos meses.

    Confira alguns dados oficiais do Facebook:

    • 845 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo.
    • Receita de US$ 3,7 bilhões em 2011 (abaixo das estimativas de mercado, de US$ 4,3 bilhões), contra quase US$ 2 bilhões em 2010 e US$ 777 milhões em 2009.
    • Maior parte da receita (US$ 3,1 bilhões) origina-se de publicidade no site. Outros US$ 557 milhões vêm do compartilhamento de receitas, sobretudo as geradas com jogos Zynga, como “FarmVille” e “CityVille”. Cerca de 12% da receita da rede social de 2011 vieram da Zynga.
    • Lucro líquido de US$ 1 bilhão em 2011, contra US$ 606 milhões em 2010 e US$ 229 milhões em 2009.
    • Crescimento de 69% na receita de anúncios em 2011, devido ao aumento do número de anúncios (42%) e crescimento do preço médio por anúncio entregue (18%).
    • Os gastos com marketing e vendas aumentaram 132% em 2011, para US$ 427 milhões, devido principalmente ao aumento de 46% no quadro de pessoal para suporte global de vendas, desenvolvimento de negócios e atendimento ao cliente.
    • O Facebook reconhece que a falta de exibição de publicidade através de suas propriedades móveis — que atraem 425 milhões de usuários ativos mensais – pode afetar negativamente sua receita e resultados financeiros. Reconhece a necessidade de rentabilizar essa audiência de celular em rápido crescimento, antes que a situação se torne um problema.
    • A empresa considera como principais concorrentes o Google, a Microsoft e o Twitter, além do Cyworld na Coréia; do Mixi, no Japão; do Orkut (Google), no Brasil e na Índia; e do vKontakte, na Rússia.
    • Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, ganhava US$ 500 mil por mês em 2011 e tinha remuneração total de quase US$ 1,5 milhão, incluindo uso pessoal de avião fretado. Sua participação no Facebook é de 28,4%.
    • O Morgan Stanley está à frente do IPO do Facebook, com ajuda do JPMorgan Securities, Goldman Sachs, Merrill Lynch, Barclays Capital e Allen & Company.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile