Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Novo ransomware atinge sistema VMware ESXi

Novo ransomware atinge sistema VMware ESXi

0
Publicidade

Um novo ransomware, apelidado de Cheers, iniciou suas operações visando servidores VMware ESXi vulneráveis. Sendo, uma plataforma virtual usada por grandes organizações em todo mundo e com isso é extremamente visada por grupos de hackers. O uso onipresente da tecnologia e o tamanho de algumas empresas que a utilizam a tornaram uma maneira eficiente de os criminosos infectarem um grande número de sistemas virtuais, dispositivos e equipamentos conectados.

Na nota de resgate que aparece na tela das vítimas, dão a organização 3 dias para contatá-los. Caso contrário, o grupo liberará publicamente os dados da caixa comprometida e aumentará o valor de resgate.

Porém para conseguir isso, parece que os criminosos precisam obter acesso privilegiado ao shell (desativado por padrão) ao servidor hipervisor ESXi de destino ou obter a capacidade de executar comandos no host. Uma vez executado, o Cheers executa comando para encerrar todos os processos de máquina virtual.

O ransomware procura arquivos de log e arquivos relacionados ao VMware que tenham as extensões: .log, .vmdk, .vmem, .vswp e .vmsn. Porém em uma reviravolta, o ransomware primeiro renomeia os arquivos que planeja criptografar antes de realmente faze-lo. Depois que a criptografia é concluída, o ransomware exibe.

Para cada arquivo a ser criptografado, ele gera um par de chaves públicas-privadas ECDH. Em seguida, ele usa sua chave pública incorporada e a chave privada gerada para criar uma chave secreta que será usada como uma chave SOSEMANUK. Depois de criptografar o arquivo, ele anexará a chave pública gerada a ele. Como a chave privada gerada não é salva, não se pode usar a chave pública incorporada com a chave privada gerada para produzir a chave secreta. Portanto, a descriptografia só é possível se a chave privada do agente mal-intencionado for conhecida.

As organizações precisam ser proativas ao proteger os sistemas contra ransomware e outros ataques. Isso inclui adotar estruturas de segurança como as do Centro de Segurança da Internet e do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile