Publicidade
Início Notícias Comunicações FiBrasil, joint venture entre Grupo Telefónica e CDPQ, inicia operações no Brasil

FiBrasil, joint venture entre Grupo Telefónica e CDPQ, inicia operações no Brasil

0
Publicidade

A FiBrasil (FiBrasil Infraestrutura e Fibra Ótica S. A), rede de fibra neutra criada pela Telefônica Brasil, Telefónica Infra – braço de infraestrutura do Grupo Telefónica – e CDPQ – grupo de investimento global – anunciaram o início das operações no país. A FiBrasil estará presente em 34 cidades (1,6 milhão de domicílios) logo no início das operações e, até o final de 2021, espera cobrir 500 mil novos domicílios.

O Grupo Telefónica e o CDPQ detêm, cada um, 50% do capital da FiBrasil, em um modelo de governança de cocontrole. A participação acionária do Grupo Telefónica é dividida igualmente entre a Telefônica Brasil (Vivo) e a Telefónica Infra. A nova empresa contará com uma equipe totalmente independente, liderada por um CEO, um corpo diretivo e mais 150 colaboradores.

Iniciando a operação com a cobertura de 1,6 milhão de domicílios, a FiBrasil levará infraestrutura de fibra para 5,5 milhões de residências e empresas nos próximos quatro anos, e fornecerá acesso a uma rede neutra de fibra de ultravelocidade em um modelo de atacado para empresas que desejam expandir sua cobertura em todo o Brasil.

Como parte de seu modelo de negócios, a FiBrasil permitirá às empresas clientes menores investimentos e mais agilidade para entrar no mercado, permitindo substituir o risco de um alto investimento inicial por um modelo menos intensivo de capital, acelerando a cobertura de fibra em um país de dimensões continentais. As redes de fibra neutra representam uma oportunidade concreta para acelerar o acesso da população à internet de ultravelocidade em todas as localidades do Brasil.

A Vivo será o primeiro cliente de atacado, com contrato de 10 anos, e contará com a infraestrutura da FiBrasil para aumentar o plano de expansão da rede nos próximos anos. Com a nova empresa, a Vivo alcançará 24 milhões de residências brasileiras até o final de 2024. A FiBrasil terá sua rede aberta para ser acessada, também, por outras operadoras de telecomunicações.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile