Publicidade
Início Blogueria Sustentabilidade: qual futuro queremos deixar para as próximas gerações?

Sustentabilidade: qual futuro queremos deixar para as próximas gerações?

1
Publicidade

As empresas do mundo todo estão cada vez mais responsáveis e atentas à importância da preservação ambiental para o planeta. Para isso, as organizações estão adotando práticas de Environmental, Social and Corporate Governance (ESG), com o objetivo de conscientizar a sociedade para gerar um impacto menor ao meio ambiente. 

Quando implementada efetivamente, a sustentabilidade empresarial ajuda, inclusive, a melhorar a imagem da empresa diante de seus clientes, visto que os consumidores buscam, cada vez mais, por produtos e serviços que estejam de acordo com o conceito sustentável. 

De acordo com a pesquisa realizada pela IBM Institute for Business Value, com 14 mil consumidores do mundo, 66% dos brasileiros estão dispostos a alterar seus hábitos para contribuírem com o meio ambiente. Em âmbito global, o dado que mais chama atenção é que nove em cada dez entrevistados disseram ter alterado seu ponto de vista sobre a sustentabilidade após a pandemia. Isso mostra que houve uma mudança do ponto de vista da população em relação ao consumo e em como isso pode provocar mudanças no planeta. 

Ainda segundo a pesquisa, 71% dos colaboradores e candidatos a emprego entrevistados afirmaram que as empresas ambientalmente sustentáveis são mais atraentes. Além disso, mais de dois terços de toda a força de trabalho potencial têm maior probabilidade de se candidatar e aceitar empregos em organizações ambientalmente e socialmente responsáveis, apontando que quase metade aceitaria um salário mais baixo para trabalhar nessas organizações. 

É importante ressaltar que a sustentabilidade empresarial não se baseia apenas em projetos, mas sim nas práticas adotadas por organizações que apresentem resultados significativos para o meio ambiente e a sociedade. Como um exemplo de compromisso com ações sustentáveis, algumas empresas cumprem normas como ISO 9001, que monitora os processos e produtos, e o ISO 14001, que foca na medição das características das operações que possam causar impactos significativos sobre o meio ambiente, além de seguirem as certificações de cadeia de produtos FSC e PEFC, que garantem e promovem o manejo florestal sustentável. Tais autenticações comprovam a veracidade das execuções e reforçam o compromisso com o meio ambiente por meio delas. 

O lema “eficiente para a ecologia” sempre foi levado muito a sério pela companhia em que atuo, e isso se aplica tanto aos produtos quanto aos processos de produção. Como resultado, apresenta-se uma maior longevidade das mercadorias, ou seja, algo que dura não precisa ser substituído em curto espaço de tempo, gerando menor consumo de matérias-primas, de emissão de CO2 e, por fim, redução de resíduos. Para garantir que os novos produtos levem em consideração a proteção ambiental, esse princípio está embutido em inúmeras inovações da companhia, como WOPEX, que consiste na reutilização da madeira no processo produtivo; a ABS, que reforça os produtos com um revestimento para aumentar a resistência à quebra; e o DRY SAFE, que permite deixar a caneta aberta por dias sem secar a tinta. 

Isso mostra que desde as indústrias mais conservadoras até as novas startups do mercado, todas entendem a importância e urgência do consumo sustentável e trabalham em ações para provocarem ações de menor impacto ao planeta. No setor de papelaria, onde atuo há mais 20 anos, é possível contribuir de inúmeras formas para promover cada vez mais a sustentabilidade e continuaremos avançando sempre. Tenho certeza que a sociedade entenderá cada vez mais a importância de deixarmos não só um planeta bom para os nossos filhos, mas também em criarmos pessoas boas que respeitem a natureza e cuidem dela com mais carinho. 

Alexandre Facci, pós-graduado em Gestão de Atacado e Distribuição na Fundação Getúlio Vargas (FGV), e atualmente é Manager Director da STAEDTLER Brasil, uma das empresas industriais mais antigas da Alemanha, que faz parte da grande tradição dos fabricantes de lápis de Nuremberg.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile