Publicidade
Início ESG Doação de Alimentos e ESG

Doação de Alimentos e ESG

0
Publicidade

Muitas vezes, existem soluções simples e sustentáveis que estão nas nossas mãos e não implementamos.

Em 2020, motivado pela pandemia, ainda que a necessidade seja bem anterior a esta difícil fase, afinal, a fome, infelizmente, é um problema grave e antigo no país, foi editada, em 23 de junho, a Lei n 14016/20, que representa um marco importante para combate à fome e ao desperdício.

Até a edição desta lei, caso houvesse algum desdobramento negativo decorrente da doação de alimento excedente, a empresa doadora seria responsabilizada, ainda que sua intenção fosse, tão somente, evitar jogar fora comida diante de tantas pessoas passando fome.

A lei imputava um ônus, ao invés de criar um incentivo à realização de uma ação social, o que claramente ia de encontro aos princípios do Direito e à sustentabilidade, atualmente, tão falada.

Nessa linha, levando-se em conta que “S” de ESG refere-se a ações sociais, a doação dos alimentos que sobram é uma excelente alternativa de alto impacto positivo e baixo custo, que deve ser estimulada e adotada. Muitas empresas, sejam aquelas que trabalham diretamente na venda de refeições, como as empresas que possuem refeitórios, por anos, viviam o dilema entre doar ou não, tais alimentos que sobravam.

Com base na nova lei, a responsabilidade da empresa somente ocorrerá se houver dolo. Ou seja, se a doação ocorrer com a intenção de prejudicar, com má-fé. Mas, eventual infortúnio, que não seja decorrente de tal ato, não permitirá que a empresa assuma qualquer ônus.

A elaboração de leis que visem estimular ações sociais, sem perder o foco e impacto no equilíbrio econômico, é fundamental para construção de um mundo mais equânime.

Inicia-se um novo ano, sendo uma ótima oportunidade para relembrar esta lei e estimular esta iniciativa, que, claramente, é um exemplo ganha-ganha; bom para a empresa e, também, para sociedade civil.

Thaissa Garcia, Advogada e Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Atualmente, é sócia da área Consultiva do Albuquerque Melo Advogados, sendo a Head em Contratos, Privacidade e Proteção de Dados e ESG.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile