Publicidade
Início Notícias Tecnologia ainda não chega à população de baixa renda, diz ONG

Tecnologia ainda não chega à população de baixa renda, diz ONG

0
Publicidade

O crescimento do setor de tecnologia da informação e comunicação no país ainda não se traduziu em benefícios para a população de baixa renda. As ferramentas de informática e de telecomunicações, que possibilitam a inclusão digital, só estão disponíveis para a parcela mais rica dos brasileiros.
A avaliação é de uma das coordenadoras do Comitê de Democratização da Informática (CDI), Dulce Ângela Quintanilha. Para ela, apesar da queda nos preços de computadores e de telefones móveis nos últimos anos, eles continuam foram do alcance da população de baixa renda e não há infraestrutura para instalação de equipamentos em cidades do interior do país.
"É inegável que, com o avanço da tecnologia e as novas demandas que esse cenário trouxe, o custo diminuiu. No entanto, acessar essa tecnologia não garante de fato a inclusão digital, já que boa parte da população ainda não se apropriou dessa tecnologia", afirmou Dulce.
Segundo ela, as experiências do CDI, organização não-governamental que trabalha há 14 anos com inclusão digital, mostram que o acesso às tecnologias da informação dependem também de cursos para o uso das ferramentas digitais e produção de conhecimento. "Inclusão digital não é apenas instalar um computador", destacou.
A coordenadora defende políticas públicas para o setor, além de parcerias com a iniciativa privada e ONGs. “Caso o governo crie e instale infra-estrutura, o que não seria um mercado natural para a iniciativa privada [empresa de telecomunicações] amanhã poderia ser”, disse.
“Hoje é uma fortuna instalar equipamentos em locais mais remotos do país, cerca de R$ 20 mil uma antena via satélite mais não sei quantos mil por mês, de conexão”, completou a coordenadora.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile