Publicidade
Início Notícias IBM Brasil adota práticas internas de conservação ambiental

IBM Brasil adota práticas internas de conservação ambiental

0
Publicidade

Em consonância com as políticas adotadas pela matriz, a IBM Brasil está aprimorando seu sistema de gestão ambiental. Recentemente, a IBM lançou uma campanha mundial focada nas melhores práticas e novas tecnologias de economia de energia e preservação do meio ambiente.

O sistema representa um conjunto de iniciativas da IBM no mundo e vem sendo aplicado em toda a empresa no Brasil, tendo como missão prover um ambiente de trabalho seguro, saudável e ecologicamente responsável para os 13 mil funcionários da companhia no país.

O programa abrange medidas como redução do consumo de energia elétrica e água, programas de reciclagem de material, gerenciamento de produtos químicos e de resíduos, e, ainda, a implementação e realização de rigorosos programas de auditorias e auto-avaliações. O sistema de gestão ambiental também estabelece metas anuais a serem cumpridas pela empresa.

Embora no Brasil o desenvolvimento e fabricação de produtos não componha o escopo de atividades da IBM, toda a sua infra-estrutura é montada de acordo com as especificações definidas pela matriz, obedecendo a um perfil ambiental e a um programa de conservação de energia.

De acordo com João Luis Bianchini, coordenador de meio ambiente da IBM Brasil, no ano passado a companhia gerou aproximadamente 2,2 mil toneladas de resíduos eletroeletrônicos, dos quais 85% foram reciclados. Além disso, os chamados resíduos especiais, considerados perigosos, como placas, monitores e lâmpadas fluorescentes, são encaminhados diretamente pela IBM a uma empresa de reciclagem. ?Estamos constantemente em busca da solução mais correta, do ponto de vista ecológico?, salienta Bianchini.

A companhia é certificada desde 1998 em conformidade com a ISO 14001, que inclui os elementos centrais do sistema de gestão ambiental. Para manter a certificação, a IBM classifica seus resíduos e os encaminha, de acordo com a categoria, para uma empresa especializada em disposição final de resíduos, para siderúrgicas que reaproveitam materiais e, ainda, para uma empresa que trabalha especificamente no reaproveitamento de monitores (em especial o vidro). Materiais nobres, como sucata eletrônica, são exportados para a Bélgica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile