Publicidade
Início Notícias Pane provoca ‘apagão’ na rede de Telefônica em São Paulo

Pane provoca ‘apagão’ na rede de Telefônica em São Paulo

0
Publicidade

Até a conclusão da edição desta quinta-feira (3/7) de TI INSIDE Online, a Telefônica ainda não havia conseguido detectar a causa da pane em seus serviços de transmissão de dados, que causou um apagão na internet, afetou empresas, paralisou serviços públicos e agências bancárias. Metade dos 12 mil pontos da rede do governo do estado de São Paulo foi paralisada desde 22 horas de quarta-feira.

A pane também afetou cerca de 1,3 mil distritos policiais, que tiveram os serviços prejudicados por conta do problema, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado. Do mesmo modo, as 18 unidades do Poupatempo, central de serviços públicos do governo paulista onde são feitas emissões de documentos para a população, ficaram "totalmente fora do ar", além da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp). Outros órgãos como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o Detran também ficaram sem sistema.

O serviço Speedy de banda larga da Telefônica, que atende 2,2 milhões de assinantes em 407 cidades do Estado, "está fora do ar em todo o Estado de São Paulo e não há previsão de retorno", segundo informações passadas pela central de atendimento aos clientes da operadora.

A Telefônica tem quatro centrais no seu backbone IP, sendo duas em São Paulo, uma em Campinas e outra em Bauru. Segundo fontes do mercado ouvidas por este noticiário, que pediram para não ser identificadas, o defeito pode ser um loop no software dos equipamentos da Cisco e da Juniper.

Segundo informações, a Cisco colocou um equipe para atender a Telefonica, que até o começo da noite não havia identificado se natureza do problema era originada em seus equipamentos ou de outro fornecedor.

Em novembro do ano passado, a operadora atualizou sua rede para uma rede de núcleo IP de próxima geração, usando as plataformas de roteamento de núcleo série T da Juniper. Na ocasião, a Telefônica disse que estava se preparando para atender a dinâmica expansão de assinantes e tráfego.

No comunicado enviado à imprensa, a operadora informou que "mobilizou todo o seu corpo de engenheiros e técnicos, bem como especialistas dos fabricantes destes equipamentos, que têm trabalhado ininterruptamente no diagnóstico e no restabelecimento dos serviços afetados". No documento, ela afirma que ?o problema técnico não atingiu os serviços de voz e tampouco a conexão de banda larga entre a residência do cliente e a central onde o serviço é ativado. Alguns clientes do Speedy podem, no entanto, estar enfrentando dificuldades em se conectar à internet nos casos em que a conexão do provedor junto à rede de transmissão de dados tenha sido afetada pelos problemas técnicos?.

Na nota, a Telefônica informou ainda que esperava que até o fim da noite desta quinta-feira chegar a uma conclusão sobre as causas do defeito e não deu prazo para o restabelecimento do serviço.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile