Até a conclusão da edição desta quinta-feira (3/7) de TI INSIDE Online, a Telefônica ainda não havia conseguido detectar a causa da pane em seus serviços de transmissão de dados, que causou um apagão na internet, afetou empresas, paralisou serviços públicos e agências bancárias. Metade dos 12 mil pontos da rede do governo do estado de São Paulo foi paralisada desde 22 horas de quarta-feira.
A pane também afetou cerca de 1,3 mil distritos policiais, que tiveram os serviços prejudicados por conta do problema, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado. Do mesmo modo, as 18 unidades do Poupatempo, central de serviços públicos do governo paulista onde são feitas emissões de documentos para a população, ficaram "totalmente fora do ar", além da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp). Outros órgãos como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o Detran também ficaram sem sistema.
O serviço Speedy de banda larga da Telefônica, que atende 2,2 milhões de assinantes em 407 cidades do Estado, "está fora do ar em todo o Estado de São Paulo e não há previsão de retorno", segundo informações passadas pela central de atendimento aos clientes da operadora.
A Telefônica tem quatro centrais no seu backbone IP, sendo duas em São Paulo, uma em Campinas e outra em Bauru. Segundo fontes do mercado ouvidas por este noticiário, que pediram para não ser identificadas, o defeito pode ser um loop no software dos equipamentos da Cisco e da Juniper.
Segundo informações, a Cisco colocou um equipe para atender a Telefonica, que até o começo da noite não havia identificado se natureza do problema era originada em seus equipamentos ou de outro fornecedor.
Em novembro do ano passado, a operadora atualizou sua rede para uma rede de núcleo IP de próxima geração, usando as plataformas de roteamento de núcleo série T da Juniper. Na ocasião, a Telefônica disse que estava se preparando para atender a dinâmica expansão de assinantes e tráfego.
No comunicado enviado à imprensa, a operadora informou que "mobilizou todo o seu corpo de engenheiros e técnicos, bem como especialistas dos fabricantes destes equipamentos, que têm trabalhado ininterruptamente no diagnóstico e no restabelecimento dos serviços afetados". No documento, ela afirma que ?o problema técnico não atingiu os serviços de voz e tampouco a conexão de banda larga entre a residência do cliente e a central onde o serviço é ativado. Alguns clientes do Speedy podem, no entanto, estar enfrentando dificuldades em se conectar à internet nos casos em que a conexão do provedor junto à rede de transmissão de dados tenha sido afetada pelos problemas técnicos?.
Na nota, a Telefônica informou ainda que esperava que até o fim da noite desta quinta-feira chegar a uma conclusão sobre as causas do defeito e não deu prazo para o restabelecimento do serviço.