Publicidade
Início Notícias 3Com cresce 19%; sem crise poderia ter chegado a 23%

3Com cresce 19%; sem crise poderia ter chegado a 23%

0
Publicidade

A fabricante norte-americana de equipamentos para redes de telecomunicações 3Com anunciou nesta quarta-feira, 3, crescimento de 19% no primeiro semestre do ano fiscal de 2009 (que vai de junho a novembro) em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar do crescimento, o presidente da companhia no Brasil, Adriano Gaudêncio, reconhece que a crise freou um pouco o desempenho da companhia, que importa todos os produtos que vende no País. Segundo ele, sem os efeitos da crise o aumento da receita teria ficado entre 21% e 23%. Em junho a 3Com encerrou o ano fiscal de 2008 com um crescimento de 58%. O companhia não divulga o faturamento no País.
Gaudêncio explica que nos meses de outubro, novembro e dezembro o segmento de governo costuma executar as RFPs que foram colocadas ao longo do ano. Os proponentes fizeram as suas propostas em reais com base no dólar da época, que segundo o executivo variava de R$ 1,60 a R$ 1,80. Como os contratos estão sendo fechados agora, a diferença é enorme. "Não existe margem de canal ou distribuidor que suporte uma diferença deste tamanho", diz Gaudêncio. O segmento de governo responde por cerca de 35% das vendas dos produtos enterprise.
Para aliviar um pouco o peso sobre os parceiros, a cada semana a 3Com estabelece uma margem de câmbio para os canais. Assim mesmo o dólar estando a, por exemplo, R$ 2,40, os distribuidores e canais podem importar os produtos a R$ 2,15, sendo a diferença absorvida pela 3Com. Gaudêncio diz que essa margem de manobra varia a cada semana, mas que tem ficado em torno dos 10%. "Mas às vezes isso não é suficiente. Temos que espremer as margens de todos que estão no negócio", afirma.
Para o ano que vem, Gaudêncio espera manter o crescimento. Na sua análise, a crise pode até beneficiar em presas como a 3Com. "Os grandes clientes vão investir com muito mais cautela. E a 3Com é uma opção de qualidade e preço baixo. O segmento de governo e de médias empresas não liga para marca e a 3Com está muito bem nesses dois mercados", diz ele.
Novos produtos
Antonio Mariano, diretor de tecnologia da 3Com, revelou as novas linhas de produtos que a empresa passa a comercializar no Brasil ainda no primeiro semestre do ano que vem. Os novos produtos são de IP vídeo surveillance, firewall, intelligente managemente center, soluções para data center e Metro Ethernet. Essas novas linhas são desenvolvidas pela chinesa H3C com que a 3Com tem uma joint venture.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile