Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Check Point alerta sobre os principais riscos do “ransomware das coisas” e...

Check Point alerta sobre os principais riscos do “ransomware das coisas” e relata seu funcionamento

0
Publicidade

A Check Point alerta para os riscos do “Ransomware Of Things” (RoT), ou o ransomware das coisas, uma evolução do software malicioso que, em vez de sequestrar as informações ou dados de uma empresa ou de um indivíduo, assume o controle de todos os dispositivos conectados à Internet, evitando que o usuário os utilize até que pague um resgate.

Segundo dados globais da Check Point, o uso desse tipo de ciberataques cresceu 160% no terceiro trimestre do ano passado. Isso faz com que, em média, 8% das empresas sejam vítimas desse tipo de ameaça semanalmente. De acordo com o Relatório de Cibersegurança 2020, um documento da Check Point que analisa as principais táticas que os cibercriminosos estão empregando, aponta o ransomware direcionado como um dos mais importantes devido à sua taxa de sucesso. “Apesar de a informação continuar sendo o principal objetivo dos cibercriminosos como ‘refém’ para exigir um resgate financeiro, é cada vez mais comum que seus ataques se concentrem em todos os tipos de dispositivos além dos computadores. Por isso, essa ameaça está se ampliando, já que não é mais um risco voltado somente às empresas, mas pode colocar toda a sociedade em xeque”, afirma Claudio Bannwart, country manager da Check Point Brasil.

Como funciona o RoT e o Jackware

Não há dúvida de que a conectividade oferece inúmeros benefícios, mas também traz riscos em relação à cibersegurança. A Internet das Coisas (IoT) está gradualmente se tornando uma realidade, contudo ainda há um longo caminho a percorrer para executá-la com segurança, algo de que os cibercriminosos se aproveitam para lançar suas campanhas de ataque: um em cada quatro são direcionados contra dispositivos IoT, uma vez que são facilmente invadidos devido aos seus baixos níveis de segurança (sistemas operacionais não atualizados, sem ferramentas de proteção, entre outros).

O desenvolvimento deste tipo de ataque é idêntico ao tradicional, embora neste caso se concentre no bloqueio de dispositivos em vez de dados. Também é utilizado um vírus conhecido como “jackware”, um software malicioso que tenta assumir o controle de dispositivos conectados à Internet cuja função não é processar dados. Isso implica ataques, por exemplo, em um ambiente doméstico, no qual um cibercriminoso poderia lidar com todos os tipos de aparelhos eletrodomésticos à vontade ou, mesmo em casos mais avançados de casas conectadas, gerenciar suprimentos como eletricidade ou água e inclusive o controle de automação residencial.

No entanto, os riscos aumentam quando o enfoque se concentra no que acontece fora de casa, principalmente em termos de segurança dos veículos. São milhares de carros conectados à Internet no mundo (até o final de 2020, eles devem representar 22% do total*) e contam com mais recursos, além da maioria das funcionalidades que oferecem, como abrir e fechar ou ligar o carro, entre outros, que podem ser gerenciados por meio de um aplicativo móvel. Assim, um cibercriminoso poderia atacar o carro diretamente ou por meio do smartphone, assumindo o controle do veículo, o que poderia colocar em risco a vida de seus ocupantes e do ambiente ao seu redor. Isso ainda não aconteceu, mas o avanço tecnológico da indústria automotiva (carros com piloto automático, por exemplo) torna-o uma possibilidade para um futuro não muito distante.

“As novas gerações de ciberameaças se destacam por serem muito sofisticadas, mas também por usarem recursos antigos, como o ransomware, de uma forma muito nova para contornar as medidas de segurança tradicionais. O ‘ransomware das coisas’ é um exemplo claro, pois aproveitando o fato de que a conectividade é o motor do mundo, eles lançam seus ataques contra dispositivos móveis para tirar proveito de sua falta de proteção. Embora possa parecer muito futurista, a tecnologia está avançando com dificuldades, por isso é essencial adotar uma abordagem de cibersegurança com foco na prevenção de riscos e ameaças antes que eles ocorram. Na cibersegurança não há segundas chances, por isso é fundamental estar protegido desde o primeiro momento com as soluções tecnológicas mais avançadas”, conclui Bannwart.

IOT BUSINESS FORUM

A TI INSIDE promove nos dias 24 e 25 de fevereiro a 5a edição do IoT Business Forum, onde entre vários painéis, haverá um específico sobre a questão da cybersegurança em Internet das Coisas. Mais informações no site www.iotbusinessforum.com.br ou pelo telepfone 11-3138-4619 ou info@tiinside.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile