Publicidade
Início Notícias Hoepers moderniza contact center e aumenta recuperação de crédito em 20%

Hoepers moderniza contact center e aumenta recuperação de crédito em 20%

0
Publicidade

A Hoepers, uma das maiores empresas de recuperação de crédito do Brasil, cujos clientes são desde instituições financeiras como HSBC, Losango e Bradesco a empresas de telefonia e redes varejistas, há cerca de dois anos decidiu dar um salto tecnológico e modernizar a estrutura de contact center de três das suas dez filiais. A busca da empresa era por aumentar a assertividade da discagem e a eficiência dos agentes, mas sem interromper o dia-a-dia da operação.

Depois de seis meses de uma busca intensa por soluções de comunicação, a companhia gaúcha optou pelo sistema de contact center da Avaya, fornecida pela DDS Telecomunicações, que também foi responsável pela implantação e integração do sistema. O projeto envolveu a substituição da plataforma de discagem legada pela de discagem preditiva e a integração da solução da Avaya ao software utilizado pela Hoepers, além da instalação de uma rede híbrida de comunicação e a adoção de ramais IP na sede da companhia.

A primeira fase do projeto envolveu uma validação completa do ambiente físico da organização. A partir daí, a matriz e o novo prédio ao lado, mais as unidades de Canoas, no Rio Grande do Sul, e Maracanaú, no Ceará, foram equipadas com gateways que viabilizam a criação de redes híbridas, aptas para telefonia analógica, digital ou IP.

A segunda fase contemplou a integração do discador preditivo à plataforma já usada pela companhia, com o objetivo de unir o melhor das ferramentas oferecidas pela Avaya com as vantagens do software de CRM utilizado pela Hoepers, que reúne toda a expertise da empresa em recuperação de crédito. Na terceira fase do projeto, a plataforma legada usada pela Hoepers em Canoas há mais de cinco anos foi substituída pelo discador preditivo, com o desafio de em nenhum momento interromper o funcionamento da unidade.

“A integração foi a etapa mais trabalhosa de todo o projeto, mas a disposição para customizar a tecnologia, tanto por parte da Hoepers quanto por parte da equipe da Avaya e da DDS, foi fundamental para o sucesso do projeto”, diz Viviane Bianchi, superintendente de TI da Hoepers e gerente do projeto. Ela diz que isso também contribuiu para que a implantação do projeto fosse feita no tempo recorde de um ano.

No call center foram instalados discadores Avaya Proactive Contact e a plataforma Avaya Voice Portal. Para a gestão, foi implementado o servidor de relatórios CMS, solução totalmente integrada com o software de gestão de cobranças desenvolvido pela Hoepers e que roda em ambiente Linux.

Segundo Viviane, nos primeiros meses de funcionamento, a produtividade dos 330 agentes localizados em Canoas – 110 por turno – cresceu 30%. Os discadores preditivos também foram instalados na nova unidade da Hoepers em Porto Alegre, que conta com 400 posições de atendimento (PAs), e na filial de Maracanaú, que soma 600 PAs. A unidade de Canoas, que antes operava inteiramente com a plataforma legada, registrou aumentos surpreendentes nos resultados entre março e maio do ano passado, os primeiros meses após a implementação das soluções. Além disso, o número de ligações diárias por operador cresceu cerca de 30%, sem que a empresa contratasse nenhum funcionário a mais.

Já o número de promessas – realização de negociações com clientes e definição de uma data para a quitação de dívidas – subiu cerca de 20%. O incremento se deve à melhor assertividade das chamadas, conseguida por meio da customização do discador Avaya. Também houve uma redução das horas ociosas e mais agilidade na definição diária das campanhas que serão feitas, ou seja, o mailing que será acionado relativo aos títulos que serão cobrados em nome de cada uma das empresas clientes. Antes do projeto, os supervisores da companhia precisavam acionar a área de desenvolvimento para alterar as campanhas durante o dia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile