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Facebook e Google são alvo de novas investigações na Europa

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Os reguladores da União Europeia e do Reino Unido abriram duas investigações antitruste nesta sexta-feira, 4, para saber se o Facebook distorce a concorrência no mercado de anúncios classificados ao usar dados para competir injustamente com serviços rivais. Enquanto isso, as autoridades alemãs lançaram uma nova investigação sobre o Google usando poderes aumentados para examinar gigantes digitais.

Segundo informações da Agência AP, as múltiplas sondagens representam a escalada mais recente dos reguladores europeus em sua batalha para controlar o domínio das grandes empresas de tecnologia americanas. O foco das investigações da UE e do Reino Unido destaca uma preocupação de longa data de que os dados que as empresas coletam de pessoas ou empresas com suas plataformas sejam usados ??para obter uma vantagem sobre os concorrentes, o que poderia incluir essas mesmas empresas.

“O Facebook coleta uma grande quantidade de dados sobre as atividades dos usuários de sua rede social e além, permitindo-lhe atingir grupos específicos de clientes”, disse Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia responsável pela política de concorrência. “Veremos em detalhes se esses dados dão ao Facebook uma vantagem competitiva indevida, em particular no setor de anúncios classificados online, onde as pessoas compram e vendem produtos todos os dias, e onde o Facebook também compete com empresas das quais coleta dados.”

A Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido disse em um comunicado simultâneo que lançou sua própria investigação para examinar se a coleta e o uso de dados do Facebook lhe deram uma vantagem injusta sobre os concorrentes que fornecem dados classificados e serviços de namoro online.

O Facebook disse que “continuará a cooperar totalmente com as investigações para demonstrar que elas não têm mérito”.

O Marketplace, o serviço de anúncios classificados do Facebook e o Facebook Dating “oferecem às pessoas mais opções e ambos os produtos operam em um ambiente altamente competitivo com muitos grandes operadores”, disse a empresa em um comunicado.

A comissão executiva da UE, a principal autoridade antitruste do bloco, está estudando a possibilidade de o Facebook coletar dados sobre o que os usuários estão interessados com base em como os sites de anúncios classificados rivais estão anunciando seus serviços aos usuários do Facebook. A comissão teme que o Facebook use esses dados para adaptar o Marketplace para superar os sites rivais.

Também está analisando se a forma como o Marketplace está incorporado à rede social dá ao Facebook uma vantagem para alcançar clientes e excluir sites concorrentes, em violação às regras de concorrência da UE.

O órgão fiscalizador da competição do Reino Unido está realizando sua própria investigação, que inclui examinar se os dados do Login do Facebook foram usados ??de forma injusta. O recurso permite que os usuários acessem outros sites, aplicativos e serviços com suas credenciais do Facebook, tornando-se uma fonte potencialmente grande de informações sobre os interesses dos usuários.

Também nesta sexta-feira,4, o órgão de controle da concorrência da Alemanha, que ganhou novos poderes para usar em empresas digitais, abriu sua última investigação sobre o Google. O Federal Cartel Office, ou Bundeskartellamt, disse que está examinando se o Google News Showcase, uma plataforma de licenciamento para editoras lançada no outono passado, inclui “condições irracionais” em contratos para editores de notícias.

O escritório federal também está analisando se os resultados da pesquisa dão preferência aos editores que usam a plataforma em detrimento de outros que não se inscreveram.

O Google negou dar preferência a parceiros de notícias e disse que está cooperando com a agência fiscalizadora alemã.

De acordo com agência APO, as big techs já enfrentaram um escrutínio cada vez maior na Europa sobre suas práticas de negócios. Funcionários em Bruxelas acusaram a Apple de sufocar a competição no streaming de música, acusaram a Amazon de usar dados de comerciantes independentes para competir injustamente com seus próprios produtos e estão investigando informalmente as práticas de dados do Google para fins publicitários.

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