O Google anunciou nesta quarta-feira, 4, que vai permitir a venda de links patrocinados que contenham nomes de marcas nos resultados de buscas realizadas na União Europeia a partir de 14 de setembro. A prática foi liberada pela Corte Europeia de Justiça em março passado, após processo impetrado pela marca de artigos de luxo LVMH Henessy Moët Louis Vuitton. A grife alegava que, por meio da venda de links, o site de buscas promovia o comércio de produtos falsificados.
No processo, a LVMH acusava o Google de dar espaço para artigos falsificados, o que era prejudicial para muitas marcas europeias, principalmente as ligadas a grifes de luxo. Na época, a Corte Europeia decidiu que o site de buscas não podia ser responsabilizado pela venda de produtos pirateados, visto que apenas oferece uma ferramenta de publicidade on-line e não pode controlar as atividades das empresas que nela anunciam (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
Com o início das vendas de links patrocinados na Europa, o Google adequa sua política de venda de publicidade na ferramenta de buscas no continente à do restante de países nos quais atua. O diretor de assuntos legais do site de buscas para a Europa, Yoram Elkaim, declarou que as marcas dominavam o mercado publicitário europeu e, com a decisão do órgão europeu, esse quadro vai mudar.
O Google informou ainda que já começou a notificar seus clientes da mudança para oferecer novas formas de venda de espaço publicitário. Com informações do The Wall Street Journal e do New York Times.
Google passará a vender links patrocinados com nomes de marcas
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