Publicidade
Início Notícias França volta atrás e decide apoiar OpenOffice XML da Microsoft

França volta atrás e decide apoiar OpenOffice XML da Microsoft

0
Publicidade

A Associação Francesa de Normatização (Afnor) deu sinais claros nesta semana de que pretende ajudar a Microsoft a obter o reconhecimento da Organização Internacional de Padronização (ISO) ao OpenOffice XML (OOXML), cuja decisão final ocorrerá em fevereiro do ano que vem. A entidade vai propor que se busque uma convergência entre o OpenDocument Format (ODF) e o OOXML.

A proposta fez parte das deliberações da reunião de sua comissão de normatização, ocorrida em agosto, e foi anunciada agora para demostrar que a Afnor não fechou as portas para que o padrão da empresa seja reconhecido. A maioria dos participantes da comissão defendeu a necessidade de haver um formato OOXML de qualidade reconhecido pela ISO. Os especialistas franceses que estudam a padronização do formato de leitura de documentos concluíram que, em um contexto no qual existem múltiplas especificações de formatos de documentos, uma convergência entre o OOXML e o formato ODF seria benéfica, para que seja criada uma norma única para um formato de documento aberto.

Apesar de seus membros não terem chegado ao um consenso sobre qual é a melhor solução ? no curto e médio prazo ?, a Afnor estabeleceu como proposta a ISO a reestruturação em duas partes do padrão ECMA (European Computer Manufacturers Association), delimitando, de um lado, um núcleo de funcionalidades essenciais e simples a serem implementadas (OOXML-core), e de outro lado, todas as funcionalidades necessárias à compatibilidade com o conjunto de arquivos de documentos existentes nas máquinas de numerosos usuários, que serão reagrupados e denominados OOXML-Extensions.

A entidade francesa decidiu também levar em conta uma série de comentários técnicos emitidos sobre o OOXML. A proposta da Afnor é que seja conferido ao padrão da Microsoft o status de ISO/TS (technical specification) válido por três anos. Nesse período, a associação propõe que seja colocada em prática o processo de convergência entre o padrão ISO/IEC 26300, que descreve o formato OpenDocument, e o OOXML-core, prevendo desde já a revisão simultânea de ambos.

A afnor faz a ressalva, porém, que o OOXML seja adotado somente após a reestruturação sugerida pelo comitê técnico JTC1 da ISO. Ao final do processo de convergência seria criada uma norma única que fosse a mais universal possível, e cujas evoluções deverão ser analisadas pela ISO e não mais por grupos ou categorias de especialistas.

Para permitir o estabelecimento desse processo de convergência, a Afnor decidiu momentaneamente não aceitar o texto proposto pela ECMA, com base no qual ela votou contra o padrão da Microsoft, no início de setembro. Mas como o voto gerou inúmeros comentários, a entidade solicitou que ele fosse reconsiderado para que ela possa reavaliar sua posição.

Com informações da Agência Francesa de Desenvolvimento Internacional (UbiFrance).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile