Publicidade
Início Notícias Negócios TV digital e IPTV devem expandir conceito, dizem teles

TV digital e IPTV devem expandir conceito, dizem teles

0
Publicidade

Para as empresas de telecomunicações, a chegada da TV digital e da tecnologia de IPTV no País não atrairá a população caso seja feita apenas uma transposição da televisão atual para as novas plataformas.

Representantes das empresas, em debate no congresso Futurecom, concluíram que é necessária a introdução de novos serviços.

?A gente não só tem que discutir se existe a demanda ou não. O importante é a conveniência desse negócio. Eu sempre digo à minha equipe que ela precisa entender mais de comportamento do que de tecnologia?, contextualiza o diretor de novos negócios da Oi, José Luís Volpini.

Na opinião dos executivos da área, o ideal é fazer com que a TV digital seja mais parecida com um computador. A opinião é embasada em pesquisas internacionais que mostram que o consumidor é hoje mais disposto a abrir mão da TV do que do computador em suas casas.

?O consumidor final não dá a mínima para o sistema de oferta. Por isso não adianta fazer uma cópia (da TV aberta) para a TV digital. Ele quer algo mais?, afirma o Jesper Rhode Andersen, vice-presidente de multimídia da Ericsson.

O gerente de desenvolvimento da Cisco, Bruno Fleury, concorda que a diversidade será o segredo do sucesso nesses novos serviços.?A batalha vai ser travada pela qualidade da experiência e por conseguir entregar ao consumidor o que ele quer?, comentou o executivo. A IBM também está alinhada com esta idéia. ?É importante criar o conteúdo certo para cada segmento?, declarou Manzar Feres, sócia da IBM Business Consulting Services.

Cuidados

O alinhamento das idéias em torno de uma oferta mais ampla usando as novas tecnologias para TV esbarra em outro senso comum no setor de telecomunicações: a falta de uma infra-estrutura ampla o suficiente para chegar a todos os consumidores potenciais.

?É preciso universalizar a banda larga?, resume o diretor de tecnologia da Huawei, Marcelo Motta. Fazem coro o gerente de marketing e desenvolvimento de negócios da Motorola, Roberto Shingueo Suzuki, e o diretor de desenvolvimento de negócios da Telefônica, Gilberto Sotto Mayor Júnior.

Um detalhe lembrado pelo diretor de TV digital do CPqD, Juliano Castilho, é que o setor deve ter foco nos serviços realmente relevantes para o consumidor, descartando desde já aplicações inúteis que não atraem a clientela.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile