Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Prejuízo do LinkedIn cresce mais de dez vezes e ações desabam 43%...

Prejuízo do LinkedIn cresce mais de dez vezes e ações desabam 43% nesta sexta-feira

0
Publicidade

Ao discutir a sua estratégia para este ano em teleconferência com analistas, o LinkedIn disse que espera um aumento de pelo menos 20% na receita no negócio de serviços de recrutamento a partir do segundo semestre, depois de encerrar 2015 com crescimento de 30%. A expectativa reflete a pressão que a rede social de contatos profissionais vem enfrentando na Europa, Oriente Médio, África e região da Ásia-Pacífico, “dadas as atuais condições econômicas globais”, segundo disse o diretor financeiro (CFO) Steve Sordello, em declaração à imprensa internacional.

A expectativa revela também um elevado grau de ansiedade do board da empresa em decorrência dos resultados financeiros do quarto trimestre e de todo o ano de 2015 nada animadores — alguns analista classificam a situação financeira como bastante preocupante. Embora a receita tenha registrado crescimento de 34% no último trimestre, para US$ 862 milhões, e de 35% no ano, totalizando cerca de US$ 3 bilhões, o LinkedIn encerrou o trimestre com prejuízo de US$ 8 milhões e o ano, com perda de US$ 166 milhões. O pior é que os prejuízos mais que dobraram de ano para ano. O prejuízo do quarto trimestre cresceu quase 170%, enquanto o prejuízo anual subiu quase 1.000%.

O fluxo de caixa livre foi de US$ 300 milhões, mas as despesas aumentaram 39% ano sobre ano, para US$ 877,9 milhões. Isso fez com que o LinkedIn encerrasse 2015 com US$ 3,1 bilhões em caixa e US$ 1,1 bilhão de dívida.

A quebra da receita por segmento de negócio mostra um bom desempenho. A receita da unidade chamada de Solutions Talent, que inclui as áreas de aprendizagem e desenvolvimento e responde por 62% da receita total, teve um crescimento de 45% no quarto trimestre, para US$ 535 milhões, e de 41% no ano, para US$ 1,8 bilhão. Mais de 3 mil contas corporativas foram adicionados em 2015 por esse serviço, elevando o total para mais de 42 mil contas, aumento 29% ano sobre ano.

Já a unidade de soluções de marketing (Market Solutions) registrou expansão de 20% no quarto trimestre, para US$ 183 milhões, e de 28% no ano, para US$ 581 milhões. Por fim, o segmento de assinaturas (Premium Subscriptions) cresceu 19% no ultimo trimestre, totalizando US$ 144 milhões, e 22% em 2105, perfazendo US$ 532 milhões. Os EUA responderam por 61% da receita.

O número de usuários registrados aumentou de 18 milhões para 414 milhões, enquanto o número de visitantes únicos cresceu apenas 7%, para 100 milhões, dos quais 57 milhões de usuários de dispositivos móveis. O número de page views subiu 26%, para 37 bilhões.

Os resultados não agradaram nenhum pouco Wall Street. As ações do LinkedIn tiveram uma queda de mais de 43% no fechamento desta sexta-feira, 5, na Bolsa de Nova York, negociadas a US$108,38.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile