Publicidade
Início Gestão Cloud Sustentabilidade e soberania digital serão critérios de seleção tecnológica para 70% das...

Sustentabilidade e soberania digital serão critérios de seleção tecnológica para 70% das empresas com GenAI

0
Publicidade

Até 2027, 70% das empresas que adotarem a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) terão a sustentabilidade e a soberania digital como os principais critérios de seleção entre diferentes serviços GenAI oferecidos em nuvem pública, de acordo com previsão do Gartner.

“Devido à sua escala e ao modelo de serviços compartilhados, a tecnologia em nuvem é a mais adequada para o fornecimento de aplicativos habilitados para GenAI em escala e para o desenvolvimento de modelos de base, de uso geral”, diz Sid Nag, Vice-Presidente e Analista do Gartner.

“No entanto, alguns aspectos devem ser abordados, incluindo a soberania digital, ou a capacidade de controlar onde os dados são armazenados e onde as operações são executadas, assim como questões de sustentabilidade para que as empresas possam operacionalizar a GenAI”, afirma o analista.

O papel da soberania digital nas decisões de Nuvem Pública

O avanço dos modelos de base (FMs) e dos modelos de linguagem ampla (LLMs), que são o núcleo dos recursos da GenAI, está impulsionando a evolução rápida e contínua dos recursos e casos de uso da Inteligência Artificial Generativa. A implementação da GenAI nas empresas apresenta desafios regulatórios significativos, incluindo regulamentos sobre os dados contidos nos modelos de linguagem ampla e nos modelos de base.

“Fornecedores especializados em Nuvem se tornarão importantes para muitas arquiteturas empresariais à medida que empresas expandem operações para locais e casos de uso diversos”, diz Sid Nag. “A soberania digital impulsionará a necessidade de incluir fornecedores que atendam requisitos únicos de operações soberanas, independentemente da região.”

O papel da sustentabilidade nas decisões de Nuvem Pública

As empresas que implementarem serviços de Inteligência Artificial Generativa buscarão Nuvem Pública, dada a escala da infraestrutura necessária, mas também exigirão que os fornecedores de Nuvem abordem questões não técnicas relacionadas à sustentabilidade.

A pressão de investidores, clientes, órgãos reguladores e governos sobre a sustentabilidade está forçando as empresas a gerenciar e otimizar suas emissões de carbono de TI para atingir suas metas de sustentabilidade ambiental. Novos processos, recursos e ferramentas serão introduzidos, orientados para o monitoramento e o gerenciamento do consumo de energia e das emissões de carbono para cargas de trabalho de GenAI implementadas em Nuvem.

“Cloud Computing desempenha hoje um papel fundamental no suporte à sustentabilidade e aos aplicativos de negócios da Inteligência Artificial Generativa, fornecendo infraestrutura escalável, possibilitando práticas ecologicamente corretas e permitindo o gerenciamento econômico de recursos”, diz o analista do Gartner, destacando que “Nuvem é a plataforma na qual a maioria dos líderes de TI confia para apoiar a jornada de sustentabilidade quando se trata da implementação geral de GenAI. “

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile