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IA vai acabar com empregos? Pesquisa afasta o temor, mas revela uma lacuna impressionante de qualificações

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Uma nova pesquisa global com mais de 3.000 lideranças corporativas e de TI realizada pela Avanade revela o impacto da inteligência artificial (IA) no ambiente de trabalho, bem como maneiras com que profissões deverão e poderão ser preservadas à medida que a IA é dimensionada.

Em geral, os funcionários de todos os cargos hierárquicos são receptivos em relação à IA e estão animados com o seu potencial para ajudá-los como copilotos no trabalho. Até o final de 2024, a IA oferecerá mais do que ganhos de eficiência, com os funcionários esperando que ela ajude a desencadear ideias criativas e inovação. A percepção da IA apoiando a inteligência humana é contrária ao medo da substituição de pessoas – com quase dois terços (64%) dos participantes em todos os setores acreditando que a IA manterá ou aumentará o número de funções humanas em suas organizações em 2024, sendo que a maioria inclusive esperando um aumento de até 9% no número de funcionários.

Numa análise profunda, os níveis de confiança relativos à forma como as organizações e as suas lideranças estão priorizando ações para preparar pessoas, processos e plataformas para a IA variam significativamente por indústria, país, níveis de função e cargos.

Até que ponto as organizações e as suas pessoas estão preparadas para a IA?

A maioria dos funcionários (95%) está otimista em relação à IA e ao seu impacto. No entanto, as suas respostas também sugerem que as organizações podem estar negligenciando formas de proteger os seus colaboradores com a adoção da IA de forma responsável e eficaz.

  • Menos de metade (48%) das organizações implementaram um conjunto completo de diretrizes/políticas específicas para IA responsável, o que é inferior aos 52% de líderes empresariais e de TI que responderam a esta pergunta em março de 2023.
  • Quase todos os funcionários (96%) estão confiantes de que suas organizações e equipes de TI possuem o conhecimento e os recursos para dimensionar a IA. Mas pouco mais da metade (52%) afirma que sua organização possui processos completos de planejamento de capital humano e força de trabalho para proteger o número de funcionários à medida que a IA generativa é implementada.
  • Cerca de metade (49%) dos colaboradores admitem que não têm total confiança de que os processos de gerenciamento de riscos da sua organização sejam adequados para uma integração técnica da IA generativa em toda a empresa.

Como os cargos podem mudar com ferramentas de IA generativa como o Microsoft Copilot?

A maioria dos funcionários espera que ferramentas de IA como o Microsoft Copilot os ajudem a ser mais eficientes, inovadores e capacitados em suas funções. Mas os funcionários atualmente estão despreparados para trabalhar com essas ferramentas e aproveitar seus diversos benefícios. Os empregadores não têm a combinação certa de talentos qualificados em IA disponíveis para atingir os seus objetivos e as organizações precisam investir na melhoria de competências, na requalificação e na educação contínua para que os funcionários possam realizar projetos de IA com sucesso.

  • Quase dois terços (63%) dos entrevistados disseram que os funcionários precisarão de algumas novas habilidades ou de um conjunto completamente novo de habilidades para trabalhar com ferramentas de IA generativa, como o Microsoft Copilot, em suas funções diárias, até o final de 2024. Esse sentimento muda entre os executivos de alto escalão, onde mais de um terço (41%) dos CEOs acreditam que seus funcionários precisarão de menos habilidades, uma vez que seus copilotos de IA absorverão mais dos trabalhos.
  • Embora exista um otimismo geral entre os colaboradores, quase todos (92%) acreditam que a sua organização precisa mudar para um modelo operacional que prioriza a IA nos próximos 12 meses para se manter competitiva e atender às expectativas dos clientes.
  • Oito em cada dez (79%) preveem que ferramentas de IA generativa como o Microsoft Copilot terão impacto em até 20 horas, ou metade disso, na sua jornada semanal de trabalho.

Como as organizações estão continuamente promovendo valor e crescimento com IA

Embora a maioria das organizações esteja aumentando os seus investimentos digitais para acelerar a sua jornada de IA, esses aportes não são igualmente priorizados em todos os setores, apesar de os dados serem o alicerce da IA para produzir resultados precisos e úteis.

  • Organizações sem fins lucrativos, empresas de serviços públicos e agências governamentais classificaram as plataformas de dados e analytics como investimentos dos menos prioritários para 2024. Em contraste, bancos, varejistas e empresas de energia identificaram as plataformas de dados como a sua principal prioridade de investimento.
  • Embora plataformas de ambiente de trabalho (como Microsoft 365 e Teams) e de segurança/resiliência cibernética provavelmente recebam investimentos, os funcionários de TI citaram predominantemente sua plataforma de dados e análise (como Databricks ou Microsoft Fabric), que unifica seus dados e análises sob o mesmo teto digital, entre as principais prioridades para dimensionar a IA em 2024.
  • No entanto, menos da metade (48%) dos colaboradores confiam totalmente nos seus resultados e podem ter dificuldades em extrair valor da IA.

“Embora os executivos de negócios e de TI estejam entusiasmados em gerar valor comercial com IA, os achados da pesquisa também refletem o crescente interesse e curiosidade que estamos observando por parte das lideranças e dos seus colaboradores em todo o mundo”, afirma Florin Rotar, Chief AI Officer na Avanade. “As empresas não só precisam tomar medidas para preparar o seu pessoal com as competências essenciais necessárias para utilizar a IA de forma eficaz, mas também agora é o momento para as lideranças se prepararem para um futuro que prioriza a IA, elaborando estratégias bem definidas e responsáveis.”

“A pesquisa mostra empresas no Brasil em posição de destaque quanto ao desenvolvimento de diretrizes e políticas de responsabilidade em IA”, ressalta Luiz Pirollo, Líder do Grupo de Negócios de Tecnologia da Avanade Brasil. “Entretanto, vale ressaltar também a preocupação com a adoção correta da tecnologia, que exige das empresas uma velocidade de adoção que também considere a mitigação dos riscos relacionados à proteção dos colaboradores e dos dados utilizados. E isso passa por um profundo estudo dos processos e casos de uso que permitam a criação de uma governança de dados sólida e abrangente.”, complementa o executivo.

Metodologia de Pesquisa

A pesquisa foi realizada em agosto de 2023 pela McGuire Research Services em nome da Avanade. 3.000 entrevistados qualificados se autodeclararam como tendo idades entre 18 e 65 anos; localizados e trabalhando para uma empresa sediada em um dos seguintes países: Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos; trabalhando para uma empresa em um dos seguintes setores: bancário, energia, governo, saúde, ciências biológicas, manufatura, organizações sem fins lucrativos, varejo e serviços públicos; trabalhando para uma empresa com receita anual igual ou superior a US? 500 milhões; com cargo de funcionário ou especialista, gestor de nível médio, executivo sênior ou nível C; tendo papel nas decisões de IA da sua empresa para cargos de gestão de nível médio ou superior; e conhecimento das estratégias atuais de IA de sua empresa para funcionários e cargos especializados. Os entrevistados não foram solicitados a identificar o nome de sua empresa. A pesquisa foi realizada em inglês e nas línguas nativas dos países incluídos, com os entrevistados escolhendo o idioma.

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