Publicidade
Início Notícias Deputados defendem marco legal para inovação tecnológica

Deputados defendem marco legal para inovação tecnológica

0
Publicidade

Para garantir a criação, o financiamento e o desenvolvimento dos parques tecnológicos brasileiros, deputados defenderam nesta quinta-feira (5/7) a aprovação de um novo marco legal para a área. A proposta foi feita pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG), durante seminário realizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, que discutiu os parques tecnológicos do país.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, que participou da abertura do evento, lembrou que, com a globalização e a economia da informação, são exigidos do Brasil esforços adicionais para acompanhar os demais "gigantes emergentes" ?? China, Índia e Rússia. "A geração de valor nas cadeias produtivas não está mais na fase de montagem e fabricação, mas, principalmente, nas etapas de produção de conhecimento e de inovações tecnológicas", disse Chinaglia. Ele também afirmou que a realização do seminário é uma contribuição da Câmara para aperfeiçoar os marcos institucionais que regem o setor.

Para Chinaglia, além de repensar o marco legal e comprometer os governos regionais com o tema da inovação tecnológica, é preciso definir estratégias para combater o "crônico déficit comercial na pauta de produtos de maior valor agregado". Ele também cobrou uma maior participação do setor privado nos investimentos em ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O deputado Fernando Ferro (PT-PE) também pediu maior empenho das empresas. "A participação da iniciativa privada é pequena no setor de inovação. Isso deve ser revertido. Cobra-se muito do Estado, mas as empresas também devem investir mais em tecnologia", disse.

Paulo Piau, um dos autores do requerimento para a realização da audiência, ao lado do deputado Jorginho Maluly (DEM-SP), acredita que, para o país crescer de forma competitiva, é fundamental o investimento nos parques tecnológicos. Por isso, o deputado defende que tanto o Congresso quanto o Executivo, em especial o Ministério da Ciência e Tecnologia, elaborem um marco legal para a área.

Roberto Spolidoro, especialista em parques tecnológicos e desenvolvimento regional e um dos palestrantes do seminário, explicou que um parque tecnológico é, essencialmente, um formato novo de pesquisa, desenvolvimento e produção. "O que caracteriza fundamentalmente um parque é que as empresas que são concorrentes se unem e passam a colaborar, embora continuem concorrentes. Estabelecem novos formatos de interação com as universidades, com os centros de pesquisa públicos e privados", explicou.

Para ele, a junção entre Estado, empresas, universidades e centros de pesquisa será fundamental para acompanhar a velocidade com que a tecnologia avança no mundo. "Até o ano de 2020, teremos um computador portátil que custará mil dólares (cerca de R$ 1.900) e terá a mesma capacidade de um cérebro humano", exemplificou Spolidoro, para, em seguida, defender investimentos urgentes em parques tecnológicos de informática.

Segundo ele, a sociedade do conhecimento e o ciberespaço exigem iniciativas estruturantes. "Os parques tecnológicos devem agregar novos valores políticos e uma aliança da sociedade. Não podemos mais pensar como antes, quando as empresas eram apenas concorrentes entre si. Se continuarmos pensando assim, vamos perder a corrida tecnológica", disse.

O seminário discutiu não apenas as experiências dos parques tecnológicos espalhados pelo país ? hoje existem 16 deles em operação e 38 em planejamento ou em fase de implantação ?, mas também o aperfeiçoamento das leis que regem o setor. "Precisamos aprimorar a Lei de Inovação Tecnológica e cobrar dos governos estaduais compromisso com a área de ciência e tecnologia", afirmou o deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP), presidente da comissão.

Com informações da Agência Câmara.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile