Publicidade
Início Serviços Case Portal de serviços da Central Nacional Unimed tem mais de 1,5 milhão...

Portal de serviços da Central Nacional Unimed tem mais de 1,5 milhão de acessos

0
Publicidade

O Portal de Serviços On-line da Central Nacional Unimed teve mais de um milhão e meio de acessos em pouco mais de um ano de existência. “Serviços digitais facilitam a vida de clientes, consumidores, prestadores e Unimeds, além de reduzirem custos”, afirma Mohamad Akl, presidente da operadora, referindo-se aos portais em atividade: clientes, Unimeds, prestadores, e ao  espaço virtual do cliente empresarial.

“Por meio de quatro portais, nos aproximamos de nossos públicos de relacionamento, com interatividade e funcionalidades de autoatendimento”, acrescenta o diretor-adjunto da Central Nacional Unimed, Kamil Hussein Fares. “Eles têm dupla utilidade: solucionam demandas como a impressão da segunda via do boleto e consultas ao Guia Médico, o que desafoga a Central de Atendimento (SAC), as áreas financeira e comercial”, observa Walter Shimabukuro, gerente de TI da CNU.

Tudo isso é viável pela estrutura de Tecnologia da Informação da operadora. Em 2012, o investimento para a área é R$ 13 milhões e abrange não somente os portais, mas o processamento mensal de R$ 130 milhões em contas médicas, 527 mil transações de autorizações eletrônicas, mais de 110 mil processos realizados pela Central de Atendimento e processos de faturamento de 274 empresas clientes.

A equipe de TI, gerida por Shimabukuro, tem 62 profissionais: 24 em Gestão de Infraestrutura (que inclui o Data Center); 10 em Gestão Corporativa (Controladoria e Sistemas Administrativos), e 27 em Gestão de Saúde (Administração, Desenvolvimento e Informações Estratégicas). Eles também são responsáveis pelo sistema de gestão Top Saúde, pelos sistemas corporativos e os portais da Central Nacional Unimed. No organograma da operadora, são vinculados à diretoria-adjunta.

Públicos

“Os portais são divididos por público, com projeto e arquitetura idênticos, mas endereços específicos, idealizados e executados pela equipe de Desenvolvimento de TI da CNU”, explica o consultor da área, Thiago Cachello. Combinam aplicação Java e banco de dados Oracle, com logins e senhas validados no site da Central Nacional Unimed.

Ativado em abril de 2011, o Portal de Serviços On-line começou a operar com a consulta dos dados cadastrais e a emissão da segunda via do boleto. Destina-se aos 1,2 milhão de beneficiários da operadora e aos clientes de outras Unimeds. Afinal, quem tem planos de saúde empresarial da Central Nacional Unimed é atendido em qualquer lugar do Brasil coberto pelas 370 cooperativas da marca (83% do território nacional).

Hoje, além disso, os usuários podem consultar o Guia Médico, atualizar o cadastro (planos pessoa física), emitir extrato de utilização, carta de carência (para portabilidade) e solicitar agendamento programado de consultas ou exames às filiais da operadora em Salvador (BA) e Brasília (DF).

O Portal das Unimeds, no ar desde dezembro de 2011, é voltado às cooperativas do Sistema Unimed. Estreou com o módulo de indicadores para os departamentos comerciais dessas cooperativas, pelo qual é possível incluir dados e gerar gráficos sobre vendas de planos de saúde. A partir de julho, haverá outra facilidade: o módulo de indicadores para Recursos Próprios (hospitais, pronto-atendimentos, laboratórios e clínicas da Unimed) e, futuramente, os indicadores para Medicina Preventiva.

O Portal do Prestador foi inaugurado em março último e já teve por volta de 400 acessos. É utilizado por médicos e responsáveis por hospitais, clínicas e laboratórios da rede de assistência da Central Nacional Unimed. A primeira funcionalidade disponível, Módulo de Produção Médica, possibilita a geração da Tabela TUSS (Terminologia Unificada de Saúde Suplementar), os Demonstrativos de Pagamento e a Revisão da Glosa (supressão total ou parcial de pagamento de conta médica ou hospitalar). O próximo serviço será a Impressão de Guias TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar).

Quando estiver no ar, em alguns meses, o Portal do Cliente Empresarial será um canal de relacionamento de áreas das empresas contratantes, principalmente Recursos Humanos, com a CNU. Terá, por exemplo, Módulo de Movimentação Cadastral, com facilidades para inclusão, exclusão, reativação e troca de planos de beneficiários e dependentes, alterações dos dados sobre os contratos, gerador de relatórios gerenciais, entre outras funcionalidades.

Vocação histórica

A trajetória digital da operadora começou em 2003, com o desenvolvimento do Módulo de Apoio Integrado a Sistemas (MAIS) – interface web de consultas para a Central de Atendimento, desenvolvida com a ferramenta da Connx Solutions (USA), que permitiu às páginas web ‘conversarem’ com os arquivos do Dataflex (Sistema Siamed Plus), sistema de gestão da saúde utilizado à época.
Em 2004, foi lançado o MAIS para empresas, para consultar os dados referentes a seus contratos com a CNU. Logo a seguir, foi lançado o autorizador eletrônico “GCA” (gerenciador de central de atendimento), utilizando a mesma ferramenta da CONNX, solução que, com o MAIS, atendeu às necessidades da Central de Atendimento naquele momento.

O sistema de gestão de plano de saúde (Top Saúde) começou a ser implantado em 2006, substituindo o SIAMED Plus, e integra todas as áreas de negócios da operadora. O Top Saúde e outros sistemas de backoffice (sistemas administrativos e controladoria) rodam no ambiente de infraestrutura que foi recentemente modernizado, com novos servidores físicos e virtuais, além de storage (32TB) com tecnologia de discos SSD (solid state drive) e FC (fiber channel)

Novo avanço ocorreu em 2010, com o Projeto de Portais de Serviços. ’’Primeiramente, estabilizamos o Top Saúde e concluímos os ajustes necessários para se evitar as instabilidades do sistema. Vencida essa etapa, projetamos e estamos desenvolvendo os portais para os públicos de relacionamento da operadora”, explica Walter Shimabukuro.

Infraestrutura

O datacenter ocupa uma área de 133m², compartilhada com Unimed Brasil; vom 258 servidores físicos e virtuais HP e Dell (CNU e Unimed Brasil), totalizando 47TB; sStorage HP 3PAR com 32 TB – discos SSD (Solid State Drive) e fiber channel; sistema de arquivamento de e-mail HP-IAP, 10TB;  sistema de backup, HP Data Protector v6. 1, com cinco Library (robôs) e 12 drives LTO, 18TB em HD/SATA;  três no-breaks com paralelismo e 120 KVA (Emerson Liebert); três sistemas de ar-condicionado Bryant/Carrier com 45 TR (toneladas de refrigeração); sistema de combate a incêndios Kidde, gás FM200;  829 microcomputadores (Dell/HP) e notebooks (Dell);  duas impressoras de grande porte (Canon) 85 ppm, 34 de médio porte (Lexmark) 40 ppm, 25 pequeno porte (multifuncionais); uma envelopadora e serrilhadora.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile