Publicidade
Início Notícias Comunicações 5G completa 1 ano com 10 milhões de usuários sem vencer o...

5G completa 1 ano com 10 milhões de usuários sem vencer o fantasma das antenas

0
Publicidade

O 5G completa 1 ano de operação no Brasil nesta quinta-feira (6), com mais de 10 milhões de acessos e mais de 150 cidades atendidas. Os números mostram o rápido avanço da nova tecnologia e o interesse da população. O 5G chegou a 10 milhões de usuários em 11 meses, enquanto o 4G demorou 26 meses para alcançar a mesma marca.

O edital previa a obrigação da instalação do 5G em todas as capitais até setembro de 2022 com cerca de uma antena para cada 100 mil habitantes. A próxima obrigação do leilão determina a instalação da nova tecnologia em todas as cidades com mais de 500 mil habitantes até julho de 2025 e depois a instalação em cidades com mais de 200 mil habitantes até julho de 2026.

O avanço da infraestrutura já pode ser comprovado com navegações mais rápidas e promoverá novas possibilidades com o desenvolvimento de aplicações. Estas aplicações serão viabilizadas pelas mudanças proporcionadas pelo 5G, com velocidade ultrarrápida, tempo de resposta muito mais veloz e a capacidade de manter um número ainda maior de dispositivos conectados ao mesmo tempo.

Segundo a Conexis, apesar do sucesso deste primeiro ano, há desafios para que o 5G chegue a cada vez mais pessoas. Para a assoiação, o principal obstáculo são as legislações municipais de antenas desatualizadas.

Levantamento do Conecte 5G aponta que entre as 155 cidades com mais de 200 mil habitantes – incluindo as capitais – metade delas, 77, tem leis desfavoráveis ou não possuem legislação específica para a instalação de antenas3; 54 dessas cidades têm leis de antenas favoráveis para a expansão do 5G; e 24 têm legislação específica, mas que ainda demandam ajustes para ter mais aderência à Lei Geral de Antenas.

Regras claras e um licenciamento ágil são essenciais para o avanço do 5G que vai exigir de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G.

O setor, no entanto, tem reforçado que as antenas do 5G são menores que as antenas do 4G e por isso o impacto visual na cidade é menor. Essas antenas podem ser instaladas nas fachadas dos prédios e no mobiliário urbano como painéis publicitários, semáforos e postes.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile