Publicidade
Início Notícias Comunicações TIM e Huawei completam o primeiro teste 5G no espectro de 6...

TIM e Huawei completam o primeiro teste 5G no espectro de 6 GHz das Américas

0
Publicidade

A TIM e a Huawei Comunicação concluíram o primeiro teste bem-sucedido de 5G dentro do espectro de 6 GHz realizado nas Américas. O experimento ocorreu em um biosite da operadora no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, replicando desafios reais enfrentados em áreas urbanas.

O principal objetivo foi validar o desempenho, a velocidade, a cobertura e a confiabilidade do 5G na faixa de frequência de 6 GHz, que vai complementar a de 3,5 GHz quando essa estiver no seu limite de uso. Foram realizadas avaliações abrangentes para medir as velocidades de download e upload, a latência, as distâncias cobertas e a qualidade de transmissão de dados.

No primeiro teste, em campo aberto e a uma distância de 135 metros, o desempenho alcançou 1Gbps. O segundo teste também foi realizado em espaço aberto, mas com a obstrução de árvores e a uma distância de 230 metros. O download atingiu 1,21 Gbps. O último teste mediu o sinal proveniente de um campo aberto para dentro de uma edificação localizada a 270 metros, com um throughput, que é a quantidade de dados transferidos de um lugar a outro, de 987 Mbps.

Em todos os cenários testados, que contaram com uma liberação de uso temporário de faixa por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o desempenho do 5G no espectro de 6 GHz foi comparável ao operado em 3,5 GHz, tanto em termos de capacidade quanto de cobertura. A velocidade média dos testes ficou em 888 Mbps a uma distância de 700 metros, alcançando um máximo de 1,38 Gbps.

Atualmente, o espectro de 6 GHz é utilizado por serviços não licenciados, em especial por equipamentos de Wi-Fi 6E e, por ser considerada uma frequência de banda média, que equilibra cobertura e capacidade, pode oferecer flexibilidade operacional para a rede 5G caso ocorra um esgotamento das demais frequências.

“O sucesso deste teste reforça o compromisso contínuo da TIM em liderar o avanço da tecnologia 5G no Brasil. A nossa expectativa com o uso da faixa de 6 GHz é também a massificação de aplicações IoT, o que, naturalmente, demandará mais espectro. A faixa demonstrou ser a melhor alternativa futura de espectro nas bandas médias para o 5G e, por isso, nossa recomendação é a destinação equilibrada entre o uso licenciado e o não licencidado. Neste sentido, estamos empenhados em continuar investindo na expansão da infraestrutura de rede, adotando novas tecnologias e soluções para garantir que os brasileiros tenham a melhor experiência com o 5G”, afirma Átila Xavier, diretor de Arquitetura, Tecnologia e Inovação da TIM Brasil.

“A Huawei está há 25 anos no Brasil com o compromisso de colaborar com o desenvolvimento do país, participando da transformação digital desde a instalação do 2G até o 5G. As TICs estão impulsionando o crescimento e o desenvolvimento econômico, e a Huawei, líder do setor, vem permitindo a transformação digital contínua de várias outras indústrias. Esse teste é mais uma demonstração da parceria da empresa com os brasileiros para promover a inovação, demonstrando a viabilidade de uso da tecnologia IMT na banda de 6GHz, em condições semelhantes ao uso da Banda de 3.5GHz”, comenta Carlos Lauria, Diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da Huawei Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile