Publicidade
Início Comunicações Mobile Cadastro de celulares roubados no Brasil soma 5,5 milhões de aparelhos desde...

Cadastro de celulares roubados no Brasil soma 5,5 milhões de aparelhos desde o ano 2000

0
Publicidade

O superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, José Alexandre Bicalho, afirmou nesta quarta-feira, 5, que o sistema de bloqueio de aparelhos roubados, provido pelas operadoras, será atualizado ainda este mês. O principal avanço será a dispensa de informar o IMEI do aparelho para que seja bloqueado.

Atualmente, sem que o dono do aparelho roubado o informe o IMEI não é possível fazer o bloqueio. Bicalho, que falou em audiência pública na Câmara dos Deputados sobre roubo de celulares, disse que a agência mantém desde o ano 2000 um cadastro que já soma 5,5 milhões de aparelhos furtados. “A prestadora registra a identificação dos aparelhos roubados no sistema e esses terminais não podem mais ser usados na rede, são bloqueados”, explicou.

O sistema, segundo Bicalho, ainda precisa ser melhorado. “Alguns problemas que identificamos são a falta de comunicação pelo usuário do número de identificação do aparelho (IMEI) e a dificuldade de incluir grandes volumes de aparelhos no sistema nos casos de roubos de carga, por exemplo”, reconheceu.

Entre as soluções propostas, estão: a possibilidade de bloquear o aparelho roubado apenas informando o número do telefone; uma nova interface que permita o bloqueio de muitos aparelhos de uma vez; o bloqueio por terceiros, como a Polícia Civil; e a atualização do sistema em nível nacional e não apenas local, como é hoje. “Estamos avaliando ainda a possibilidade de o usuário bloquear o aparelho através de um mecanismo do hardware. São tecnologias que estão sendo desenvolvidas pelos próprios fabricantes, e estamos aguardando”, informou.

O presidente executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, afirmou que há todo o interesse do setor em colaborar e bloquear o aparelho roubado. “Estamos trabalhando muito. O único cuidado que temos é não bloquear indevidamente celular de terceiros”, afirmou.

Levy reconheceu que pode haver falhas no sistema. “Ninguém conhece o IMEI. Na medida em que não for mais necessário informar esse número na hora do bloqueio, vai resolver a situação”, esclareceu.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile