Publicidade
Início Notícias Profissional Alexandra Krastins Lopes, ex-ANPD e cofundadora da Lapin, passa a integrar a...

Alexandra Krastins Lopes, ex-ANPD e cofundadora da Lapin, passa a integrar a equipe do VLK Advogados

0
Publicidade

Alexandra Krastins Lopes tem um currículo invejável para uma advogada de apenas 36 anos de idade. Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCampinas), a profissional tem especialização em Direito Contratual pela PUC-SP e encontrou no Direito Digital o caminho para sua atuação mais expressiva.

Passou por especializações importantes e atuou na área privada em escritórios de renome. Paralelamente, a advogada fundou, com um grupo de outros pesquisadores, o Lapin – Laboratório de Políticas Públicas e Internet. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que, desde 2017, desenvolve pesquisas e ações de advocacy em relação aos desafios sociais, éticos, e jurídicos que as tecnologias digitais trazem a uma sociedade global conectada.

Com destaque nas áreas privada e acadêmica, Alexandra integrou a equipe que estruturou a ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados, onde ficou por mais de dois anos. “Tive o prazer de trabalhar na área pública e, assim, entender como funciona a estrutura governamental, com suas necessidades e limitações. Participar da autoridade reguladora, especialmente quando começou a regulamentação da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, foi importantíssimo para meu desenvolvimento profissional”, avalia. Durante seu período na ANPD, também teve a oportunidade de representar o governo brasileiro no Internet Governance Forum (IGF) 2022, promovido pela ONU, na Etiópia, em painel sobre a regulação de Inteligência Artificial (IA).

Agora, é a vez de ela aceitar um novo desafio: fazer parte do VLK Advogados, um novo escritório, mas já com grande currículo no Direito Digital. “O VLK Advogados é um escritório-boutique, com serviços especializados. Minha mudança foi focada em receber casos de referência, de clientes que precisem e desejem opiniões jurídicas com elevada especialização, excelência e alta complexidade”, comenta.

Atualmente, a advogada é aluna especial no Mestrado em Direito na USP e pesquisadora líder no Center for AI and Digital Policy (CAIDP), organização de pesquisa sem fins lucrativos baseada em Washington (EUA) que avalia práticas internacionais e treina líderes políticos de IA. E, assim, se envolve, cada vez mais, com temas voltados a proteção de dados e regulação de Inteligência Artificial.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile