Publicidade
Início Notícias Base de dados de servidores federais e estaduais será compartilhada

Base de dados de servidores federais e estaduais será compartilhada

0
Publicidade

Os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, da Previdência Social, José Pimentel, e o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), Paulo César Medeiros, assinam nesta quarta-feira, 8, acordo de cooperação para possibilitar o cruzamento e a utilização das bases de dados de recursos humanos da União e dos estados. O acordo terá a validade de cinco anos.
Uma das finalidades da cooperação será a apuração de eventuais irregularidades na contratação de servidores, como duplicação de vínculo. A iniciativa seguirá modelo experimental adotado no estado do Rio de Janeiro. O projeto, articulado entre três secretarias do MP – Gestão (Seges), Recursos Humanos (SRH) e Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) – e a Secretaria de Previdência Social, do Ministério da Previdência Social, será viabilizado pela Dataprev, empresa de tecnologia da informação da Previdência Social.
Financiado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal (Pnage), o sistema prevê também o fortalecimento do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), com o desenvolvimento de novas funcionalidades e a inclusão das bases de dados de recursos humanos dos municípios.
Para a implantação do cruzamento de dados será necessária a assinatura de termo de adesão a ser firmado entre cada estado e a União. O termo deverá prever a disponibilidade de sistemas informatizados como: Sistema de Administração de Pessoal Civil (Siape), CNIS, bancos de dados estaduais e outros bancos corporativos, além do tipo de atividades e de rotinas a serem seguidas. O CNIS, sob responsabilidade do Ministério da Previdência Social, contém informações cadastrais de trabalhadores empregados e contribuintes individuais, empregadores, vínculos empregatícios e remunerações, enquanto o Siape armazena dados cadastrais dos servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas.
Com o batimento dessas informações será possível, por exemplo, acompanhar as regularizações de possíveis remunerações acumuladas, analisar as ações de correção efetuadas pelo governo estadual e proceder, se for o caso, as regularizações nos órgãos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), de acordo com a legislação vigente.
O governo estadual que aderir à proposta de compartilhamento de dados deverá observar as seguintes fases e prazos: assinatura do termo de adesão (até 1/9/09), envio do banco de dados à SRH (até 30/9/09), processamento do batimento pela Dataprev e envio (até 30/11/09), apuração das informações pelo estado (até 26/2/10), envio do relatório das ações corretivas à SRH (até 15/3/10), análise das ações pela auditoria e encaminhamentos (até 30/6/10), atualização do banco de dados pela Dataprev (até 31/7/10).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile