Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Brasscom pretende capacitar mais de 150 mil profissionais em TIC

Brasscom pretende capacitar mais de 150 mil profissionais em TIC

0
Publicidade

A Brasscom lançou nesta sexta, 6, um dos maiores projetos para formação de talentos em Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil. O Programa de Aceleração da Capacitação em TIC foi aprovado pelo Conselho de Administração da associação com o objetivo de massificar a oferta de mão de obra qualificada para o setor, com a formação de 156 mil alunos.

Segundo estudo da própria Brasscom, 420 mil novos trabalhadores seriam demandados pelo setor entre 2019 e 2024. Em uma média simples, anualmente, o mercado precisa de 70 mil profissionais. Hoje, no entanto, apenas 46 mil pessoas são formadas com perfil tecnológico a cada ano.

“Equalizar essa diferença é essencial para que as empresas de tecnologia continuem crescendo, gerando empregos formais e de qualidade e contribuindo para acelerar a retomada da economia”, ressalta o presidente do Conselho de Administração da Brasscom, Laércio Cosentino. É por isso que, para o ano de 2021, a temática de Formação de Talentos em TIC foi definida como prioridade estratégica da associação, que tem desenvolvido uma série de ações nesse sentido, incluindo agora a Aceleração da Capacitação em TIC.

Como primeiro passo, a associação construiu uma proposta de capacitação mínima, levando em conta um dos perfis de maior demanda do setor: o desenvolvedor web. O curso proposto terá três meses de duração, com uma carga horária total de 264 horas, em formato híbrido – com aulas presenciais e a distância. A capacitação busca habilitar a entrada, em posição inicial, nas áreas técnicas das empresas de tecnologia. Além das discussões sobre a era digital e sua fenomenologia, a grade inclui conteúdos técnicos, como HTML, CSS e Java Script, habilidades socioemocionais e projeto integrador.

De acordo com o presidente executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo, a carga horária enxuta é uma estratégia para reter os alunos. “Entendemos, inclusive através das conversas no nosso Grupo de Trabalho Temático de Formação de Talentos, que cursos com carga horária extensa tendem a desmotivar e acabam por gerar a evasão”. Gallindo pontua, ainda, que “o curso não é exclusivo para empregabilidade jovem, mas também alcança profissionais mais experientes que tenham interesse na requalificação e mudança de carreira”.

Ainda neste mês de agosto, serão selecionadas duas instituições de ensino e duas ONGs ou EduTechs para fazer parte da edição piloto, que contará com 100 alunos, divididos em quatro turmas, em diferentes regiões do país. A Brasscom custeará integralmente essa etapa do projeto, com um investimento de R$ 278 mil.

Além do pagamento pela entrega dos conteúdos por parte das capacitadoras, há um aporte financeiro visando a inclusão das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para os alunos, o curso será gratuito. Além disso, gastos mensais com internet, deslocamento e alimentação, e até um reconhecimento de R$ 100 pela conclusão do curso, serão pagos pela Brasscom. Ao fim, a associação emitirá um certificado de conclusão – conjunto com as capacitadoras – para cada aluno.

A Brasscom, empresas associadas e capacitadoras avaliarão a pertinência do conteúdo, a qualidade da capacitação e os atributos socioemocionais dos egressos, propondo ajustes necessários para garantir a efetividade do projeto. O programa será, então, refinado e relançado em grande escala para que, até 2024, o déficit previsto de 156.491 profissionais no setor seja superado. Para viabilizar o Programa de Aceleração da Capacitação em TIC, a Brasscom buscará parcerias estratégicas com fontes de financiamento públicas e privadas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile