Para dar respostas mais rápidas aos negócios e prestar melhora atendimento aos consumidores, a livraria Laselva, que se tornou conhecida nos aeroportos, decidiu entregar o departamento de tecnologia da informação para a Sonda.
Hoje é o time da Sonda que cuida da rede da livraria que interliga o escritório central, localizada em São Paulo, com o centro de distribuição, instalado na cidade de Barueri (SP) e 35 lojas espalhadas pelo Brasil. O contrato tem duração de três anos. Pelo acordo, a Sonda deverá implementar a sua solução Device Utility, envolvendo aquisição, atualização e assistência técnica ao parque tecnológico da Laselva.
A prestadora de serviços ficará responsável ainda pelo help desk, manutenção e pelo parque de impressão da rede de livraria.
Marco Aurélio Ferreira, diretor-executivo da Laselva Bookstore, informa que o contrato com a Sonda é o primeiro de terceirização de TI. "Com estes serviços, pretendemos obter melhor gerenciamento e controle de nossa infra-estrutura de TI?, afirma o executivo. Ele também espera que o outsourcing ajude a companhia a se manter sempre atualizada tecnologicamente para poder se dedicar integralmente ao seu negócio.
Para atender a Laselva, a Sonda designou uma equipe de 460 profissionais que atuam tanto nas lojas, quanto no escritório central e no centro de distribuição.
Ferreira diz que os usuários da Laselva contarão com melhores equipamentos e maior infra-estrutura de retaguarda, com apoio 24 horas por dia nos sete dias da semana, o que resulta em maior produtividade e foco no trabalho. Assim, ele afirma que ?os gestores da empresa não terão mais a preocupação de gerenciar a área de TI e poderão se concentrar mais na expansão da rede.? Os clientes também ganham. Eles receberão atendimento mais rápido e eficiente.
Barnabe da Silva Junior, gerente de produto Viacerta Varejo da Sonda, completa que o serviço Device Utility, contratado pela Laselva é uma solução de TI muito usada em outros países da América Latina. Mas o serviço está começando a se intensificar no Brasil agora por meio deste trabalho com a Laselva.
Silva destaca um dos benefícios do contrato de outsourcing para a rede varejista é maior flexibilidade e rapidez na hora e abrir uma nova loja. É a Sonda que se preocupará com a aquisição de novos equipamentos e as reformas tecnológicas. o que passa a ser uma vantagem competitiva para a companhia.
Com primeira loja inaugurada em 1947 no Aeroporto de Congonhas, a Laselva é especializada publicações de viagem e revistas importadas. São título que têm venda rápida em aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários e lojas sazonais.
A Laselva Bookstore conta com uma equipe de 480 funcionários, com 65 pontos-de-venda entre lojas e quiosques, atendendo mensalmente cerca de 1,2 milhão de consumidores.