Publicidade
Início Notícias Gestão TCU: Falta equilíbrio no processo de transformação digital do Governo

TCU: Falta equilíbrio no processo de transformação digital do Governo

0
Publicidade

A transformação digital da administração federal colocou o Brasil na 7ª colocação mundial de digitalização de serviços públicos, em um movimento ainda mais acelerado com as imposições da pandemia de Covid-19. Mas como destacou o ministro do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, ao participar nesta segunda, 6/12, do primeiro dia do 5×5 Tec Summit, é preciso que o Estado equilibre o esforço feito no ‘balcão’ com as estruturas internas e capacitação.

“O serviço de digitalização foi concentrado no serviço de atendimento direto ao cidadão, sem investimentos de mesma monta nos processos de trabalho que dão suporte a tais serviços. Embora seja uma iniciativa louvável e oportuna frente ao cenário da pandemia, não basta reformar apenas a fachada do edifício”, destacou Cedraz. “Apesar dos avanços, ainda existem pontos que exigem especial atenção, como aponta a auditoria que fizemos em 2020″, advertiu.

Pessoalmente envolvido em diferentes análises da Corte de Contas sobre a transformação digital no Poder Público, o ministro Cedraz apontou para a importância de o governo federal garantir orçamento e pessoal para atividades de sustentação desse movimento. No caso mais recente, o ministro foi relator do Acórdão 2279/21, que foca especialmente na interoperabilidade de sistemas e no compartilhamento de dados entre órgãos. “Não podemos cair na burocracia 100% digital”, reforçou.

“A verdadeira transformação digital de um país vai muito além da digitalização de serviços. Como mostra o levantamento que a ONU faz a cada dois anos, há fatores que estão sendo negligenciados no país: a infraestrutura de acesso aos serviços e os investimentos em capacitação da sociedade, da população. Em 2020, éramos o 20º país mais avançado na digitalização de serviços, mas estagnados na dimensão de capital humano e nossa colocação em infraestrutura cai ano após ano”, pontuou o ministro do TCU.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile