Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Unifor renova estrutura de TI e amplia oferta de educação à distância

Unifor renova estrutura de TI e amplia oferta de educação à distância

0
Publicidade

A Universidade de Fortaleza (Unifor) – instituição de ensino superior da Fundação Edson Queiroz –, do Ceará, ampliou em 30% a performance tecnológica da instituição com soluções da Dell, o que proporcionou mais capacidade e escalabilidade para viabilizar os cursos a distância, que passarão a ser ofertados em 2014. Para suportar o crescimento do volume de dados, uma estrutura híbrida de storage também está em implementação e aumentará a capacidade de armazenamento em cerca de 200%.

Com o crescimento contínuo da instituição fundada em 1973, surgiu a necessidade por uma TI escalável que servisse como ponto de integração entre alunos, funcionários e professores e viabilizasse o tráfego de dados como conteúdos didáticos, processos acadêmicos e administrativos. Para atender a todas essas demandas e ganhar em performance, disponibilidade e capacidade de processamento e armazenamento de dados, a Unifor padronizou seu ambiente tecnológico com a solução Dell EqualLogic, com cinco equipamentos de storage PS6110 10 Gbps e um Compellent 40 Series. Para o processamento dos dados, a universidade fez a aquisição de 38 servidores Dell PowerEdge, dos quais 16 já na linha 12G (12ª geração), que oferecem economia de custos e desempenho, além de 1500 desktops Optiplex.

Essa nova infraestrutura de TI resultou em 30% no aumento de performance do ambiente de TI e mais agilidade no acesso às informações pelos alunos e funcionários da Unifor. O atual projeto de TI da Unifor, que tem como meta viabilizar o ensino a distância na instituição, deve continuar até o final de 2014.

Um dos desafios da equipe de TI da Unifor sempre foi o gerenciamento das unidades de armazenamento de dados, distribuídas pelas faculdades do campus. A partir da utilização da linha de storage EqualLogic, a estrutura passou a aliviar o trabalho da equipe de TI da instituição. “Observamos que a perda de tempo no gerenciamento era enorme, no passado. Hoje contamos com um sistema muito mais automatizado e simples de operar e gerenciar, que nos permite focar em atividades mais importantes para a TI e para os negócios da Unifor”, afirma Alexandre Bastos, coordenador de Infraestrutura e Suporte da Unifor.

Em sua infraestrutura de armazenamento, a solução da Dell promoveu redução de custos ao adotar um sistema híbrido, a partir de unidades de disco em estado sólido (SSD), combinadas com discos rígidos em velocidades diferentes. Esse mix de soluções permite que os dados que demandam um maior número de acessos sejam automaticamente armazenados em discos localizados mais no front office do sistema e os arquivos de menor acesso, no backoffice, em unidades de maior volume de dados e de menor velocidade de leitura e escrita.

“Ao agrupar automaticamente os dados armazenando-os em unidades distintas, de acordo com a demanda, e por tiers, por camadas, conseguimos reduzir o tempo de resposta e atender aos nossos usuários com maior eficiência e rapidez, melhorando sua experiência de navegação em nosso portal”, declara Bastos.
Além do desafio constante para viabilizar a comunicação pela internet de forma ininterrupta entre os mais de 40 mil usuários da instituição, alunos, funcionários e colaboradores, conectados na rede interna diariamente, a universidade também enfrenta momentos de picos como no período do vestibular e de matrículas, nos quais os novos alunos disputam os dados do site com a comunidade Unifor.

“Anteriormente nossa infraestrutura suportava até seis alunos em processo de matrícula simultaneamente, por segundo, e a partir da nova solução pudemos expandir nossa performance em 30%, logo de início, além de contar com a possibilidade de escalabilidade ao agregar mais equipamentos e usufruir desse upgrade quase que imediatamente”, descreve o coordenador de infraestrutura e suporte da Unifor.

“A solução implementada é um modelo de infraestrutura que foca na escalabilidade, performance e gerenciamento. Esses três aspectos são essenciais para uma instituição que está crescendo rápido e irá ampliar sua oferta de cursos no curto prazo e atuar também com educação a distância como no caso da Unifor”, destaca Fabiano Ornelas, diretor de Vendas da Dell para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“Com a solução instalada no parque de TI, a universidade conta com uma tecnologia projetada para responder com simplicidade, eficiência e confiabilidade às demandas pelo gerenciamento elevado de volume de dados produzidos e transmitidos pelos ambientes tecnológicos de uma grande instituição de ensino superior”, complementa. A Unifor também agregou os serviços de implementação e de manutenção (Dell ProSupport) na aquisição das novas soluções.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile