Publicidade
Início Notícias Projeto da Nota Fiscal Paulista recebe prêmio da Abep

Projeto da Nota Fiscal Paulista recebe prêmio da Abep

0
Publicidade

O Projeto Nota Fiscal Paulista, da Secretaria da Fazenda do estado, foi o principal ganhador do 8º Prêmio Excelência em Governo Eletrônico concedido na noite desta quarta-feira, 7, na abertura do 37º Secop – Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública, em Salvador, organizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).
A palestra magna foi do ex-ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Pires, responsável pela criação do Portal da Transparência, que acumula 857 milhões de informações sobre gastos públicos, que ressaltou a importância da tecnologia e informação para a democracia.
O presidente da Prodeb, companhia de processamento de dados da Bahia, Elias Sampaio, responsável pela coordenação do evento, ressaltou a importância que a TI tem na Bahia, onde o governo criou um comitê de gestão integrada (Getic) e um fórum, do qual faz parte o próprio governador e os secretários de Estado.
"Uma das medidas práticas dessa coordenação foi um projeto de compartilhado entre a Prodeb e a Embasa, para criação de uma infraestrutura comum de TI", explicou.
"Precisamos elevar a TI como elemento estratégico de desenvolvimento", ressaltou o secretário de Administração Pública da Bahia, Manuel Vitório.
Mais destaques
O Prêmio Excelência em e-Gov é promovido pela Abep e Ministério de Orçamento, Planejamento e Gestão. Ele foi coordenado pela FIA-USP, que recebeu a inscrição de 71 projetos, que resultou em 28 finalistas.
Neste ano ele foi dividido em duas modalidades, um com enfoque em serviços públicos e outro em administração pública. Quatro projetos por modalidades também foram premiados nessa edição do Secop.
Em e-Administração Pública foram:
* Inovação no processo de auditoria de contas médico-hospitalares, Procergs.
* Rede Paulista de Inovação em Governo – iGOv-SP, Secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado de São Paulo.
* Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação, Ministério da Educação.
*Sistema OBM da Secretaria de Estado da Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro – Sesdec.
Em e-Serviços Públicos foram:
* Emprega São Paulo, Prodesp.
* Portal da Transparência, Controladoria Geral da União.
* Sistema Estadual de Registro Civil – Agência Estadual de TI de Pernambuco.
* Sistema Estadual do Produtor Rural, Cia de Informática do Paraná-Celepar.
Nota Fiscal Paulista
O programa Nota Fiscal Paulista completa dois anos neste mês de outubro, ocasião em que é realizada a liberação dos créditos para o total de 5,6 milhões de consumidores cadastrados, R$ 1,34 bilhão em créditos liberados e R$ 121,2 milhões em prêmios pagos referentes aos sorteios realizados entre dezembro de 2008 e setembro de 2009. Desde maio, o total de 2.733 entidades sociais passou a participar do programa.
A Nota Fiscal Paulista é parte do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo e tem o objetivo de reduzir a carga tributária individual dos cidadãos, que recebem créditos ao efetuarem compras de mercadorias em São Paulo. Parte do imposto recolhido pelo estabelecimento é devolvida a quem informar o CPF ou CNPJ.
Secop
O Secop está em sua 37ª edição, e tem objetivo de ser um fórum para se discutir políticas públicas entre os principais profissionais da área de TIC dos governos estaduais.
Nessa quinta-feira, 8, o evento prossegue com um painel principal sobre "Políticas Públicas de TIC na Esfera Federal" com a participação de Nazaré Bretãs, diretora do Departamento de Integração de Sistema de Informação da Secretaria de Logística e Tecnologia do Ministério do Planejamento; Marcos Mazzoni, diretor-presidente do Serpro e Paulo César Coelho, presidente da Proderj.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile