Publicidade

    Portabilidade não ficará defasada com telefonia IP, diz especialista

    0
    Publicidade

    A portabilidade numérica não ficará defasada com a popularização da telefonia IP, que permite mobilidade mantendo a numeração do lugar de cadastro inicial do usuário ? como é conhecido o serviço nomádico, em operação nos EUA, Alemanha e Inglaterra.

    A opinião é do diretor geral da Rabión Consultancy, Raymond Bouwman, que participou nesta terça, 7/2, do seminário Number Portability, em São Paulo. Para o executivo, o uso do Skype nesses países passou a se tornar uma ameaça para as companhias de telefonia móveis, que oferecem serviços mais caros.

    A portabilidade ainda não decolou no Brasil, embora seja um dos pilares da competição, e um dos entraves é o churn que provocará entre os assinantes. Outra questão é quem pagará pelo serviço, que consta dos novos contratos de concessão, mas sequer se sabe se começará pela telefonia fixa ou móvel.

    Para o coordenador de sistemas da TIM, Maurício Alcântara, ainda não existe no País uma tecnologia apta para o funcionamento da portabilidade. ?A implantação deverá ser de médio a longo prazo. Operadoras que não estiverem prestando serviços de qualidade poderão perder clientes para outras?, lembra Alcântara.

    O executivo destaca que para os consumidores a operação também será interessante, já que deverá haver uma ?guerra? por preços mais competitivos.
    O engenheiro da CTBC, Daniel Galvão, acredita que a portabilidade numérica é um desafio que envolve todas as áreas da empresa.

    ?O alto custo para implementação pode valer a pena para algumas operadoras. As pequenas e médias, que não dispõem de um longo alcance geográfico, podem conquistar mais clientes do que as grandes, já espalhadas praticamente por todo o Brasil?, diz Galvão.

    A Claro, por meio de um comunicado, divulgou que ?não se manifesta sobre assuntos referentes à regulamentação do setor de telefonia que estejam em discussões prévias?, assim como a Vivo. A Anatel também não quis se pronunciar sobre a questão.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile