Publicidade
Início Notícias Comunicações Empresa emprega robôs na coleta de dados para identificar os desafios das...

Empresa emprega robôs na coleta de dados para identificar os desafios das operadoras de Telecom no mercado de buscas no Google

0
Publicidade

Primeira empresa brasileira especializada na otimização de investimentos em marketing digital por meio do combate a fraudes e abusos de marca na mídia online, a Click Alert analisou durante 47 dias* mais de 128 mil anúncios das operadoras de Telecom coletados através de mais de 27 mil buscas de 20 palavras-chave no Google em 1.163 cidades espalhadas por todo o Brasil.

“O levantamento foi realizado por centenas de robôs que mapearam a rede mundial de hora em hora, monitorando apenas os resultados de Google Ads com base nas buscas de termos genéricos relacionados ao mercado residencial de telecomunicações (fibra e banda larga), excluindo todos os termos de marcas das operadoras”, detalha Samira Sommer, digital expert de Telecom da Click Alert.

As ferramentas de captura de dados desse tipo foram desenvolvidas por parceiros da Click Alert no Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra. O levantamento dos dados foi feito no período entre Black Friday e o Natal, extremamente importante para o segmento de Telecom, pois é quando fica ainda mais acirrada a disputa pela mudança de provedor com a oferta de expressivos descontos aproveitando o aumento da demanda para a troca de computadores, celulares e aparelhos conectados.

Em 19 estados, a primeira posição dos anúncios do Google foi dominada por uma das operadoras de Telecom de atuação nacional. Em São Paulo, o domínio ficou com outra das grandes operadoras. “O que chamou a atenção foi o fato de que nos demais sete estados a primeira posição foi ocupada por operadoras regionais, uma realidade surpreendente até mesmo para profissionais experientes do setor”, comenta Samira.

“Um levantamento dessa abrangência só é possível se for realizado de forma automatizada. É humanamente impossível reproduzir a coleta de tantos dados manualmente. Inclusive porque os mecanismos de busca iriam bloquear a tentativa de algo do tipo. Somente com os robôs podemos simular o comportamento de pessoas utilizando diversos tipos de dispositivos, realizando consultas randômicas em um universo de 1.163 cidades ao longo das 24 horas do dia”, detalha a executiva.

Mais da metade dos 43 milhões de acesso de banda larga residencial no Brasil estão diluídos por mais de 7.000 pequenos provedores. Somados, eles ocupam a liderança do mercado, o que representa um enorme desafio para as grandes empresas de telecomunicação planejarem e operarem suas campanhas de marketing digital, em especial na busca paga do Google.

O segmento de Telecom apresenta uma das mais fortes competições no leilão de cliques para liderar a busca do Google. No período analisado, foram detectados 1.034 anunciantes participando do leilão pelos termos mais importantes ligados à internet residencial. O estudo detectou que as operadoras regionais se destacam em grandes cidades do interior, ocupando a primeira posição do Google em mais de 50% dos anúncios monitorados em cidades como São Jose dos Campos, Sorocaba, Limeira, Itumbiara, Alfenas, Caruaru, Juazeiro do Norte, Crato e Sobral, entre muitas outras.

“Os dados revelam que é imperativo o emprego de avançadas ferramentas de TI aliadas ao conhecimento de uma equipe de profissionais especializados para se ter uma radiografia sem distorções de universos tão complexos como o de operadoras de Telecom e o do Google. Os resultados obtidos são da maior importância tanto para a elaboração das estratégias como para acompanhar e otimizar os investimentos realizados em comunicação digital”, complementa Samira Sommer.

* Período de análise – de 15 de novembro a 31 de dezembro de 2022

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

WP RSS Plugin on WordPress
Sair da versão mobile