Publicidade
Início Notícias Procurador-geral da Anatel é indicado para conselho da agência

Procurador-geral da Anatel é indicado para conselho da agência

0
Publicidade

A indicação do procurador-geral da Anatel, Antonio Domingos Bedran, para compor o conselho diretor da agência foi encaminhada ao Senado Federal após ter sido aprovada na quarta-feira (7/3) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encaminhamento para avaliação e aprovação dos senadores foi anunciado nesta quinta-feira (8/3) pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, durante a abertura do 1º Fórum da Associação Nacional de Operadoras de Celulares (Acel), em Brasília.

Se aprovado pelo Senado, Bedran irá completar o quadro de conselheiros, que estava com o quorum mínimo ? três membros ? desde novembro.

No fórum da Acel, Hélio Costa destacou a atuação dos três conselheiros da Anatel: Plínio de Aguiar Júnior (presidente), Pedro Jaime Ziller de Araújo e José Leite Pereira Filho. Segundo o ministro, eles ?têm feito praticamente um milagre para aprovar muitos projetos importantes?. ?Não tínhamos uma decisão semanal porque tínhamos dois conselheiros, às vezes um estava viajando e você ficava sem poder decidir nada?, disse Costa. ?Para decidir é preciso maioria, então, ou os três votavam ou tinha dificuldade em qualquer votação. Agora, a partir de duas ou três semanas, teremos os cinco conselheiros e vamos poder funcionar.?

O Conselho Diretor da Anatel pode ter até cinco integrantes, escolhidos pelo presidente da República e aprovados pelo Senado, com mandato de cinco anos, vedada a recondução.

Os conselheiros só perdem seus cargos por renúncia, condenação judicial transitada em julgado ou processo administrativo disciplinar. O presidente do conselho também é o presidente-executivo da Anatel.

De acordo com o Regimento Interno da agência, cabe aos conselheiros traçar as diretrizes de funcionamento do órgão, interpretar a legislação de telecomunicações e avaliar recursos ou reclamações.

Por lei, compete à Anatel organizar a exploração dos serviços de telecomunicações, em especial, quanto aos aspectos de regulamentação, outorga de concessão e permissão, expedição de autorização, uso dos recursos de órbita e de radiofreqüências e fiscalização.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile