Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) HP lança servidores com processadores de dispositivos móveis

HP lança servidores com processadores de dispositivos móveis

0
Publicidade

Na disputa pelo mercado que cada vez mais busca por computadores mais baratos, potentes e eficientes no uso da energia, a HP apresentou nesta segunda-feira, 8, sua nova linha de servidores, inspirada nos dispositivos móveis, cujo apelo está justamente no custo menor e na alta eficiência energética, com forte influência de dispositivos móveis. Trata-se da linha ProLiant Moonshot, anunciada mundialmente e prevista para estar disponível no Brasil em maio. É um tipo de servidor definido por software, voltado basicamente para provedores de serviços e aplicações web. Como os servidores têm mais núcleos, foi necessário desenvolver um novo software de gestão dos processadores.

“Não estamos propondo a substituição da arquitetura tradicional em servidores, mas acreditamos ser um novo paradigma, pois trata-se de algo novo e único, o primeiro sistema de servidores baseados em software”, diz o diretor da unidade de servidores da HP Brasil, Mauricio Affonso da Conceição. Mesmo apresentada como complementar aos atuais tipos de servidores em blade e rack da empresa, dada a distribuição mundial de servidores hoje, o executivo estima que nos próximos anos essa categoria abocanhe 18% de participação de mercado. 

Disponível com valor inicial de aproximadamente R$ 150 mil, a HP pretende chegar a um preço ligeiramente mais baixo no segundo semestre, quando o Moonshot começa a ser fabricado no país. De acordo com Affonso, os benefícios de economia de energia e otimização de processamento justificam o investimento inclusive para médias empresas.

A promessa é reduzir 77% dos gastos totais de propriedade com servidores, ocupar 80% menos espaço físico e consumir 89% menos energia. “O processador Intel Atom é o mesmo utilizado em smartphones e tablets. A arquitetura foi projetada para receber as aplicações web, construída em cima delas, e aí reside a inovação”, esclarece o Affonso.

Após a primeira geração, voltada a provedores de serviços  e aplicações em grid, a HP pretende aprimorar o novo servidor para empresas de telecomunicações e de jogos online, na primeira atualização da linha, prevista para o terceiro trimestre. No ano que vem, na chamada “terceira onda”, o Moonshot irá mirar o segmento de finanças. “Com a velocidade de crescimento dos dispositivos móveis e computação em nuvem, se continuássemos confiando a TI nos moldes tradicionais, o próprio sistema entraria em colapso”, justifica o especialista.

Conforme estimativas da HP, 2% de toda energia do mundo é consumida por data centers. Nesse ritmo, de três a cinco anos, esse percentual poderia chegar a 7%. “Para a sobrevivência da tecnologia, encaramos como necessária esse tipo de evolução”, finaliza Affonso. 

A HP deposita no Moonshot grande parte de seu esforço de recuperação. Faz cerca de um ano e meio que esses servidores vêm sendo desenvolvidos — o conceito do Projeto Moonshot foi anunciado em novembro de 2011. Segundo declarações recentes da CEO da HP, Meg Whitman, o principal pilar da reestruturação da empresa e da retomada dos níveis de lucratividade é a pesquisa e desenvolvimento (P&D), cujo orçamento foi mantido apesar dos cortes generalizados em diversos departamentos. Por isso, a empresa frisa o aspecto disruptivo da nova tecnologia em um dos mercados no qual acumula maior experiência.

Logo após o anúncio, contudo, as ações da HP na bolsa eletrônica Nasdaq registraram ligeira queda. Por volta das 15h (horário de Brasília), a desvalorização era de 0,59%, com papéis cotados a US$ 21,84 cada.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile