Publicidade
Início Notícias Justiça determina que Anatel regulamente uso de SMS para serviços de emergência

Justiça determina que Anatel regulamente uso de SMS para serviços de emergência

0
Publicidade

A Justiça Federal em São Paulo acolheu a ação civil pública com pedido de liminar proposta pelo MPF e determinou que a Anatel regulamente, fiscalize e assegure o funcionamento, dentro do prazo de 60 dias, de SMS para comunicação de emergências à Polícia (190) e ao Corpo de Bombeiros (193).
O MPF apurou que a Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Corpo de Bombeiros já têm um sistema que pode
receber mensagens de SMS e está pronto para entrar em operação, e que desde abril de 2008 solicitam que a Anatel regulamente o serviço, sem sucesso. Devido à demora na regulamentação do serviço, a procuradora da República Adriana da Silva Fernandes ajuizou a ação civil pública.
Na decisão, o juiz federal Douglas Camarinha Gonzales, da 7ª Vara Federal Cível de São Paulo, esclarece que o serviço de emergência em questão deverá ser gratuito, à disposição de todos os usuários do Serviço Móvel Pessoal (SMP).
O juiz assinala também que, após o cumprimento da liminar, irá analisar pedido da Anatel para incluir as prestadoras de serviço móvel pessoal e a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo como réus da ação. Segundo o juiz, só é possível aferir responsabilidades das operadoras após a edição da regulamentação, pois "a providência ora determinada compete, por ora, exclusivamente à Anatel".

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile