A Lenovo, quarta maior fabricante mundial de computadores pessoais, terminou o primeiro trimestre fiscal de 2009, encerrado em 30 de junho, com aumento de 65% no lucro líquido, que totalizou US$ 110 milhões, ou um ganho de US$ 1,25 por ação, contra US$ 66,84 milhões registrados no mesmo período do exercício fiscal anterior. As vendas no período também aumentaram, cerca 10%, contabilizando US$ 4,2 bilhões.
Apesar do ritmo de crescimento mais lento, em razão do desaquecimento da economia norte-americana e da queda na demanda chinesa depois do terremoto devastador ocorrido em maio passado, o presidente da fabricante, Yang Yuanqing, enfatizou os sólidos ganhos obtidos com as vendas mundiais. Mesmo assim, a margem de lucro bruto caiu de 14,8%, no primeiro trimestre fiscal do exercício anterior, para 14,1%.
Yang expressou a confiança de que os Jogos Olímpicos de Pequim, que tiveram a cerimônia de abertura nesta sexta-feira, 8, irá ajudar os esforços da empresa em estabelecer a Lenovo como uma marca global. Ela é a única empresa chinesa com operações mundiais entre os 12 parceiros do Comitê Olímpico Internacional e está fornecendo os equipamentos e os técnicos para prestação manutenção durante os jogos.
De acordo com o informe de resultados, as vendas na Grande China cresceram 22%, para US$ 1,7 bilhão. Mas, embora o mercado chinês represente 41% das vendas da empresa, ela enfrenta a concorrência da HP, líder no mercado mundial, e da segunda colocada, a Dell, que estão tentando expandir a participação de mercado naquele país com a venda de PCs de baixo custo. De acordo com a IDC, a Lenovo alcançou 7,9% de participação no mercado mundial de PCs no trimestre, ligeiramente abaixo dos 8% registrados no ano anterior.