Publicidade
Início Serviços Mercado (Services) Pernambuco incentiva a indústria de TI e Telecom

Pernambuco incentiva a indústria de TI e Telecom

0
Publicidade

O Estado de Pernambuco está investindo em diversos programas de incentivo à indústria de tecnologia, tanto no segmento industrial quanto de desenvolvimento de software e serviços. O principal projeto é o Parque Tecnológico de Pernambuco (ParqTel), um complexo industrial de mais de uma década que ficou sem receber investimentos até 2006.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Anderson Gomes, em entrevista à TI Inside Online explica os projetos em desenvolvimento:

TI Inside – O Governo reativou o projeto do ParqTel através de recursos com o MCT. Quais os objetivos principais do projeto nas áreas de tecnologia da informação e telecomunicações?
Gomes- O projeto do Parqtel, com apoio do MCT e contrapartida do Governo do Estado abrange investimento na construção do Centro Administrativo do Parqtel; apoio ao Porto Digital; a implantação de um observatório tecnológico, também conhecido com Centro de Inteligência Competitiva, para as áreas de TIC e eletroeletrônica no Estado. Por exemplo, a incubadora CAIS do Porto recentemente inaugurada pelo Porto Digital, é apoiada por este projeto.

TI Inside – Parte do investimento está previsto para ser liberado esse ano. Qual o estágio atual do projeto?
Gomes – O investimento total do projeto é de R$17 milhões, 50% do MCT/FINEP, e 50% do Governo do Estado. Deste montante, já foram liberados desde 2009 50% da FINEP e o Estado aportou sua parte. Estes recursos estão sendo usados, como frisado anteriormente, para Construção do Centro Administrativo do Parqtel (obra já iniciada), e de ações do Porto Digital. O projeto está seguindo conforme o cronograma

TI Inside Quais os benefícios para as empresas se instalarem no ParqTel?
Gomes _São muitos os benefícios: estarem instalados num ambiente de parque tecnológico, com sinergia com outras empresas; redução ou postergação de alguns tipos de impostos (esta parte é pactuada junto à AD-DIPER); uso de equipamentos multiusuários, comuns a todas as empresas e o compartilhamento das facilidades do Centro Administrativo (em construção).

TI Inside – Já existem empresas interessadas em fase de negociação?
Gomes -Sim, existem mais 3 empresas, além das que já estão no Parqtel.

TI Inside – Quais os incentivos para a formação de profissionais para atuarem nessas empresas?
Gomes – O Centro Administrativo terá duas salas de treinamento, nos quais tanto as empresas quanto a SECTMA, irão viabilizar cursos de interesse técnico e social dos profissionais. Além disso, cursos irão também beneficiar a comunidade local.

TI Inside – Quais os principais projetos do Governo para o incentivo à pesquisa no setor? Quais as parcerias com as universidades?
Gomes – A SECTMA está remontando o Comitê Gestor do Parqtel, que tem representantes das Universidades, para retomar esta interação. Além da UFPE, a UPE será um parceiro bastante ativo. Também as instituições do interior, como UNIVASF e Instituto Federal, serão convidadas a participar.

TI Inside – Quais os principais projetos de inclusão digital do Governo de Pernambuco?
Gomes – Existem diversos projetos de pequeno porte espalhados por outras Secretarias. A SECTMA está coordenando um projeto mais amplo de inclusão sócio-digital que constem a parte de infraestrutura, ambientes e conteúdo. Na parte de infraestrutura, a SECTMA, juntamente com o ITEP, já iniciou a instalação de uma rede sem fio na RMR do Recife. Casa Amarela já está parcialmente conectada, além da ilha de Fernando de Noronha. O projeto está em andamento. Esta infraestrutra será interiorizada. No tocante a ambientes, temos no momento 9 espaços chamados de espaço cidadania, que são salas de telecentro já em funcionamento (em cooperação com a ATI). Mais 9 salas serão implantadas nos próximos 2 meses. Estes locais se espalham por todo o interior do estado. Um projeto para uso do ambiente das lan-houses também está pronto, mas só será lançado após o período eleitoral for força de Lei. Do ponto de vista de conteúdo, monitores de diversas localidades já foram treinados para dar cursos básicos de informática com software livre e softwares comerciais, além de cursos ligados à empregabilidade com apoio do SEBRAE.

TI Inside – Além do ParqTel e do Porto Digital, o Governo tem novos projetos para incentivo na área de tecnologia?
Gomes – Estamos discutindo com empresas incubadas na área de Biotecnologia a criação de um Parque de Biotecnologia. Na área e SUAPE também está previsto um Parque tecnológico com atuação das Universidades, cujos temas estão em fase de definição.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile