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Mercado logístico no pós-pandemia: o que podemos esperar nos próximos anos?

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É fato que a Covid-19 mudou todos os setores da economia e fez com que empresas se reinventassem e implementassem soluções para otimizar processos, melhorar a operação e diminuir os gastos, como foi o caso do mercado logístico. Mas, qual será o impacto dessas mudanças para o setor? O que as empresas que atuam nesse ecossistema podem esperar? Quais inovações serão tendências nos próximos anos?  

Primeiro é importante dizer que todas essas transformações têm ocorrido principalmente porque o comportamento dos consumidores mudou muito nos últimos anos. Eles estão mais exigentes, imediatistas, atentos as novidades e cautelosos na hora de realizar uma compra no ambiente online, fechar um consórcio ou contratar seguro de carro ou residencial. Com isso, as companhias também tiveram que mudar sua postura, colocar o cliente no centro do negócio e oferecer um serviço cada vez mais personalizado.    

Para tanto, os players desse setor passaram a contar com o auxílio da tecnologia durante os processos de armazenamento, monitoramento, segurança e transporte de toda a cadeia, a fim de tornar os negócios mais eficientes e rentáveis. Dentre as principais inovações, podemos destacar a digitalização da cadeia de suprimentos para melhorar a velocidade, dinâmica e resiliência das operações, tornando o ambiente omnichannel e competitivo; automatização para realizar diferentes integrações de sistemas e substituir algumas atividades que eram feitas por humanos, por máquinas, utilizando a mão de obra para questões mais estratégicas dentro das instituições; e uso de drones em entregas de produtos a fim de reduzir os custos de transportes e prazos de entrega.  

Claro que não podemos deixar de mencionar a utilização de sensores que conseguem rastrear a rota dos produtos com mais precisão; adoção do blockchain onde o pagamento é totalmente automatizado, evitando assim ruído de informações entre devedores e credores; e transportes autônomos em que não há necessidade do uso de motoristas, tornando as entregas mais rápidas e evitando o desgaste emocional e físico desses profissionais – que muitas vezes percorrem caminhos muito longos.    

Por último, gostaria de reforçar a questão da sustentabilidade sendo aplicada na logística. A população tem se preocupado cada vez mais com o tipo de embalagem que é utilizado em cada produto, forma de manuseio e o destino de cada um deles. Por isso, as companhias têm adotado algumas práticas para ajudar o meio ambiente. Com o uso da cadeia de abastecimento circular as empresas têm a possibilidade de reutilizar matérias primas e isso ajudará a criar valor e missão para as marcas, reduzir custos internos, além de melhorar o atendimento e fidelidade ao cliente. Diante desses fatores, essa será uma tendência bem forte nos próximos anos.  

A partir desses insights, concluo que o mundo está cada vez mais personalizado e isso tem influenciado todas as áreas, e com certeza o mercado logístico não podia ficar de fora dessa evolução. Temos muitas inovações e mudanças programadas para os próximos anos e por isso o nosso papel é ficar sempre de olho no que está acontecendo no setor e como a tecnologia pode ser aplicada para trazer ganho de eficiência e produtividade. 

 Frederico Menegatti, CEO e fundador da Getrak.

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