Publicidade
Início Notícias MMDS quer demonstrar sua utilidade na inclusão digital

MMDS quer demonstrar sua utilidade na inclusão digital

0
Publicidade

Nas vésperas do dia de Natal, no final do ano passado, o Ministério das Comunicações assinou com as empresas ITSA (controladora das operadoras Mais TV de televisão por assinatura por MMDS) e o grupo Abril um contrato para a realização de um experimento de inclusão digital por dois anos em Belo Horizonte e Brasília.

O resultado do convênio será o oferecimento de Internet em banda larga, VoIP e Televisão por Assinatura em 25 escolas públicas e telecentros.
O sistema com alta capacidade de transmissão (75 Mbp/s) utilizará a tecnologia WiMAX nas frequências do MMDS licenciadas para a ITSA. De acordo com o padrão 802.16d determinado pelo IEE para o WiMAX, a tecnologia pode ser utilizada entre as faixas de freqüência de 2 GHz a 11 GHz (o MMDS opera em 2,5 GHz).

Além da tecnologia wireless de alta capacidade, a proposta incorpora o conteúdo pedagógico fornecido pelo grupo Abril: Revista Escola, Superinteressante, Almanaque Abril e Veja nas Escolas, além de canais educativos como a própria TV Escola do Ministério da Educação, Canal Futura e os canais legislativos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Vitrine

De acordo com Dilton Caldas, diretor geral de operações da ITSA, o projeto é uma vitrine para demonstrar ao governo a utilidade da plataforma do MMDS para a realização dos projetos de inclusão digital. "Espera-se que o governo convide as operadoras do MMDS para participar das licitações que deverão promover a inclusão digital", explicou Caldas.

Além da ITSA, também realizarão convênios semelhantes nas localidades onde operam, a TV Show, ACOM e TVA (totalizando cerca de 250 localidades). "A idéia é ter em dois anos pelo menos 150 escolas atendidas por cada uma destas empresas para dar volume à experiência", esclarece Dilton Caldas.

O projeto completo deverá custar às empresas cerca de R$ 6 milhões. Os outros parceiros que participam do projeto são a Intel (integradora), Cisco e Aperto como fornecedoras de redes e equipamentos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile