A Equinix anuncia a inauguração do SP3, seu maior data center IBX na América Latina. Este é o quinto site da empresa no Brasil e o terceiro na região de São Paulo. O novo data center, localizado em Santana de Parnaíba (SP), recebeu US$ 69 milhões de investimento na primeira etapa de construção e foi desenvolvido com base nos conceitos de sustentabilidade e TI verde.
O site reforça a visão da Equinix sobre a Transformação Digital das empresas, na qual as áreas de TI apoiarão as áreas de negócio por meio de interconexão. Por isso, o objetivo da organização é fomentar negócios entre as empresas hospedadas em seus data centers – sejam elas nuvens, provedoras ou fornecedores de soluções. Além disso, SP3 será um hub para empresas do mercado financeiro, uma vez que está localizado próximo ao novo data center da Bovespa na região.
Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil comenta que o crescimento contínuo no Brasil evidencia a forte demanda por cloud híbrida e interconexão entre as empresas. “As companhias caminham para a distribuição de arquitetura global para que possam ser mais conectadas tanto às pessoas, como localizações, nuvens e informação em suas redes. Com a inauguração de SP3, a Equinix traz para o mercado mais oportunidades de conexão para essas organizações e seus clientes, colaboradores e parceiros para, principalmente, acelerar o desempenho de seus negócios”, destaca.
A nova infraestrutura já conta com mais de 30 clientes – quase o dobro da quantidade de companhias que já estavam hospedadas no data center de SP2 (em Tamboré), quando foi inaugurado em 2011.
Com SP3, a Equinix conta com cinco data centers o Brasil – três em São Paulo e outros dois no Rio de Janeiro. A empresa espera, ainda, ter mais um DC em São Paulo após o fechamento do contrato com a Verizon, anunciado em dezembro de 2016, para aquisição de 29 instalações de data center em 15 regiões da América do Norte e América do Sul.
A primeira fase de construção de SP3 possui capacidade para mais de 725 racks e serão outras múltiplas etapas. Os mais de 2.775 racks, que serão totalizados no novo data center, dobrarão a disponibilidade de espaço da empresa no Brasil.
TI Verde e Eficiência Energética
Em busca de se tornar cada vez mais sustentável, SP3 utiliza uma nova tecnologia de refrigeração, que integra soluções de resfriamento evaporativo de ar e free cooling indireto, a fim de reduzir o uso de energia elétrica no ar condicionado. Além disso, o data center possui um sistema de captação de energia solar que alimenta os escritórios e áreas comuns do data center. O objetivo é que o site opere com PUE (Power Usage Effectiveness – indicador que mede a eficiência energética) inferior a 1,35 – um dos menores da América Latina- quando estiver totalmente em operação.
Como resultado dessas eficiências energéticas, SP3 é elegível para ter o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Green Building Rating System Silver. O novo data center já tem os selos Tier III Design e Facilities. O primeiro garante que o projeto de construção foi avaliado e está de acordo com todas as regras do Uptime Institute. Já o Tier III Facilities atesta que as instalações atendem todos os pré-requisitos para execução de manutenções sem que seja necessário desligar a carga do cliente. Ambas as certificações reafirmam a confiabilidade e disponibilidade dos projetos que a Equinix aplica em seus IBX ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
Cabos submarinos
SP3 será, ainda, ponto de interconexão de um importante cabo submarino da América Latina – o Seabras-1, da Seaborn Networks. Previsto para entrar em operação no segundo trimestre de 2017, ele ligará Nova Iorque à Praia Grande (SP). Do litoral, ele será conectado ao data center e disponibilizado para os clientes da companhia.
Infraestrutura
SP3 tem total de 20 mil m² e mais de 8 mil m² de área de piso elevado. São cerca de 13,3 megawatts de energia disponível e o data center tem uma subestação de alta tensão própria e linhas redundantes que garantem mais confiabilidade e estabilidade do que as que normalmente abastecem os data centers.
A distância entre SP3 e SP2, data center da companhia em Tamboré (SP), torna possível a interconexão de alta densidade e com menor custo de transmissão entre os sites por meio de fibra ótica escura. Isso permitirá a oferta de portas de 10, 40 e 100 Gb/s no portfólio de interconexão da Equinix via Equinix Metro Connect.
Esta solução prevê conectividade entre diferentes data centers da Equinix ao redor do mundo para fornecer acesso direto a mais de 1.150 operadoras e mais de 6.300 empresas globais com baixíssima latência. Destas, cerca de 270 empresas de Cloud e IT Services e mais de 70 operadoras de Telecomunicações estão em SP1 e SP2, outros sites da companhia em São Paulo. No total, ela conta com aproximadamente 1000 organizações alocadas nos seus data centers no estado.