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    Isobar lança ranking inédito do grau de maturidade digital de 284 marcas no Brasil

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    Para fazer um retrato do processo de transformação digital das empresas no Brasil, evidenciando os players mais avançados, melhores práticas e desafios, a Isobar desenvolveu o Índice de Maturidade Digital (IMD) Brasil 2019, que avalia a forma como os consumidores são impactados e experienciam digitalmente as marcas. Inspirado em uma iniciativa semelhante da Isobar Estados Unidos, o IMD é baseado na análise de três dimensões: Mobile, Search (Busca Orgânica) e Social (Redes Sociais).

    Foram analisadas 284 empresas com faturamento de mais de R$ 1 bilhão¹, dos setores de Varejo, Bens de Consumo, Saúde e Educação e Ensino. O estudo revelou que a grande maioria das marcas analisadas tem maturidade digital básica (48,6%) e madura (32,42%), e apenas 3,75% das marcas são consideradas experts. As dez primeiras colocadas são: Nike, Burger King, Magazine Luiza, Petz, Cobasi, Havan, Adidas, Chilli Beans, Lojas Renner e Ponto Frio.

     “As empresas brasileiras já despertaram para o processo de transformação digital, estando em diferentes estágios de desenvolvimento. Falta, porém, uma maior maturidade, abrangência e consistências das ações e estratégias. O segmento de Varejo, dado sua natureza de intensa interação com o consumidor, é o mercado mais adiantado, com vários exemplos de aplicações reais das tecnologias existentes”, afirma Luiz Bispo, gerente sênior da Cosin Consulting an a Isobar Company.

    Maturidade das marcas por setor

    Outra conclusão importante do estudo foi que as marcas digitalmente mais maduras apresentaram melhores resultados financeiros a exemplo do Burger King (valorização de 20% das ações no Brasil de 2017 para 2018) e da Magazine Luiza (suas ações se valorizaram mais de 12 vezes desde 2017).

    A Isobar entende a transformação digital sob dois pontos de vista: pela ótica interna, da empresa, ou seja, pelos planos, estratégias, processos e tecnologias que ela adota. Ou pela ótica externa, do consumidor, por meio da percepção e experiência digital, imagem e feedback que ele oferece sobre as marcas (83% dos gestores de marketing afirmam que as habilidades relacionadas a experiência do cliente e comércio que são impecáveis e consistentes em todos os canais são importantes para o sucesso futuro dos negócios²).

    O IMD Brasil 2019 concentra-se exclusivamente nesse segundo ângulo, apoiando-se em evidências colhidas nos canais oficiais das marcas ou ambiente on-line, por meio de ferramentas para captura de dados e de análises individuais dos itens. Para o ranqueamentos, agrupamento e concessão de notas, foram estabelecidos critérios objetivos em cada competência.

    “A transformação digital mudou a maneira como as empresas moldam seus produtos e serviços. É absolutamente necessário garantir que o cliente esteja no centro da estratégia de qualquer negócio. Neste sentido, a transformação digital mudou a forma como nos relacionamos com este cliente, desde aspectos associados à forma como buscamos conhecê-los, como também pelas diferentes formas de nos relacionarmos e interagirmos. Tudo isto, é essencial para que uma nova transação ocorra, dentro do conceito superconectado, de comodidade e de poder de uma nova geração de consumidores”, Jacqueline Santos, gerente de projetos da Cosin Consulting an a Isobar Company.

    Análise por dimensão

    Um dos grandes motores propulsores da transformação digital, a mobilidade, representada principalmente na figura dos smartphones, não poderia deixar de ser uma das dimensões do IMD. Para este trabalho, foram avaliados três grandes aspectos: Mobile Site (otimização, clicabilidade, legibilidade e funcionalidade), Mensageria (presença e plataforma) e Aplicativos (plataforma, funcionalidades, rating e atualização).

    Destaque para os segmentos de Moda (com 5 marcas Experts) e Supermercados (com 10 marcas Maduras), que apresentam mais maturidade. Os mercados em estágios mais iniciais são os de Educação e Ensino (20 marcas Básicas) e Alimentação (29 marcas Iniciantes), que dão seus primeiros passos na transformação digital. “Os aplicativos se consolidaram com uma base para a prestação de serviços. O próximo passo é integrá-los cada vez mais às funcionalidades dos devices (foto, vídeo, localização, voz etc.). Neste ambiente, a comunicação eficiente deve não apenas coordenar a mensagem e público correto, mas também o momento e o canal mais adequados”, ressalta Bispo.

    Nesta análise, foi considerada a presença e interação das marcas no Facebook e no Instagram. Foram analisados critérios como Tipo de Perfil, Número de Seguidores, Número de Postagens, Abertura, Frequência de Utilização da Página e Engajamento (posts promovidos ou não). Os segmentos que mais se destacaram foram Cosméticos, Moda, Montadoras e Móveis/Eletroeletrônicos, sendo os mais avançados na transformação digital, dentro da dimensão Social. O IMD apontou uma grande capacidade de segmentação por parte das empresas, ativando diferentes públicos com mensagens e canais próprios com otimização de recursos. Além disso, a maioria das marcas ainda utiliza as redes sociais mais com foco na disseminação de suas mensagens, a semelhança dos veículos tradicionais. Ou seja, o potencial dialógico das redes não é plenamente utilizado. “A geração de identificação com o público é o fator-chave para o sucesso das marcas nas redes sociais. Deve-se buscar um equilíbrio entre autenticidade, ou ‘faça você mesmo’, com profissionalismo. Notamos também que as marcas mais bem avaliadas são aquelas com a capacidade de atuar em grandes temas sociais de forma autêntica”, destaca Jacqueline Santos.

    Aqui, o enfoque da análise recaiu sobre a performance das marcas, em determinadas palavras-chave relativas a seus mercados, na busca orgânica no Google. Foram pesquisadas cerca de 30 combinações de palavras-chave por segmento de atuação. O IMD mostrou que a maioria das marcas se encontra em estágio Iniciante nesta área, com 43,69% delas. Já as empresas avaliadas como Básicas correspondem a 30,72% do universo estudado. As marcas classificadas como Experts chegam a 3,07% do total e as Maduras abrangem 22,53%. O segmento de Varejo PET foi um dos mais bem avaliados. O resultado deve-se à eficiência de sua comunicação com a construção de conteúdos relevantes para o consumidor como o tema “cuidados animais”, bastante explorado pelas marcas. “Existe um desafio para as marcas se posicionarem melhor em ‘Search’ por meio da criação de conteúdo, de forma que a marca tenha domínio sobre o que é falado sobre ela e seu mercado, e não fique dependente de outros sites de terceiros, como e-commerces, por exemplo”, afirma Luiz Bispo.

    Outros Insights

    Outros pontos importantes identificados pelo estudo foram a dificuldade em uma maior adequação do conteúdo com o momento da jornada de compra em que o consumidor se encontra; o gap entre o conteúdo que o consumidor deseja, o momento e o formato; e o espaço existente para mais conteúdos multimídia em canais proprietários. “Um dos grandes desafios é a integração das estratégias desses canais, de forma que um alavanque o outro, para que se tenha um caminho e um direcionamento mais amplo sobre a transformação digital. Em suma, as marcas devem desenvolver uma inteligência para manter o diálogo com o consumidor”, avalia a gerente de projetos da Cosin Consulting.

    Além disso, as marcas ainda têm muita dificuldade em incluir em suas estratégias de comunicação regionalismos, especificidades mercadológicas e contextos culturais das diversas regiões no Brasil. “Esta última questão pode parecer menor, mas faz toda a diferença no dia a dia, tanto em relação a palavras-chave de busca, como no estabelecimento de uma comunicação mais próxima”, acrescenta a executiva.

    Notas;

    ¹ Em alguns segmentos, foram incluídas empresas com faturamento inferior a R$ 1 bilhão, mas que eram muito relevantes naquele contexto

    ² Pesquisa Global Isobar com 1000 CMOs e profissionais seniores de marketing sobre Experiência do Cliente chamada “Experiência Criativa: a evolução da CX”.

    Top 50 – Índice de Maturidade Digital (IMD) Brasil 2019


    #

    Marca

    Segmento

    Atuação

    Ranking

    1

    Nike

    Varejo

    Moda

    Expert

    2

    Magazine Luiza

    Varejo

    Eletroeletrônicos

    Expert

    3

    Havan

    Varejo

    Móveis / Eletroeletrônicos

    Expert

    4

    O boticário

    Varejo

    Cosméticos

    Expert

    5

    Burger King

    Varejo

    Foodservice

    Expert

    6

    Petz

    Varejo

    Pet

    Expert

    7

    Cobasi

    Varejo

    Pet

    Expert

    8

    C&A

    Varejo

    Moda

    Expert

    9

    Lojas Renner

    Varejo

    Moda

    Expert

    10

    Adidas

    Varejo

    Moda

    Expert

    11

    Leroy Merlin

    Varejo

    Construção

    Expert

    12

    Chilli Beans

    Varejo

    Moda

    Expert

    13

    Carrefour / Grupo Carrefour Brasil

    Varejo

    Supermercado

    Madura

    14

    Eudora

    Varejo

    Cosméticos

    Madura

    15

    Ponto Frio

    Varejo

    Móveis / Eletroeletrônicos

    Madura

    16

    Casas Bahia

    Varejo

    Móveis / Eletroeletrônicos

    Madura

    17

    Polishop

    Varejo

    Eletroeletrônicos

    Madura

    18

    Etna

    Varejo

    Móveis / Eletroeletrônicos

    Madura

    19

    Drogaria Araújo

    Varejo

    Drogaria

    Madura

    20

    Dia%

    Varejo

    Supermercado

    Madura

    21

    Novo Mundo

    Varejo

    Móveis / Eletroeletrônicos

    Madura

    22

    Arezzo

    Varejo

    Moda

    Madura

    23

    Saraiva

    Varejo

    Eletroeletrônicos

    Madura

    24

    Pernambucanas

    Varejo

    Moda

    Madura

    25

    Assai

    Varejo

    Supermercado

    Madura

    26

    Natura

    Varejo

    Cosméticos

    Madura

    27

    Lojas Riachuelo

    Varejo

    Moda

    Madura

    28

    Marisa Lojas S.A

    Varejo

    Moda

    Madura

    29

    Pão de Áçucar

    Varejo

    Supermercado

    Madura

    30

    Camicado

    Varejo

    Móveis / Eletroeletrônicos

    Madura

    31

    Panvel

    Varejo

    Drogaria

    Madura

    32

    Óticas Diniz

    Varejo

    Moda

    Madura

    33

    C&C

    Varejo

    Construção

    Madura

    34

    Centauro

    Varejo

    Moda

    Madura

    35

    Carmen Steffens

    Varejo

    Moda

    Madura

    36

    Telhanorte

    Varejo

    Construção

    Madura

    37

    Dr. Consulta

    Saúde

    Plano de Saúde/Seguros

    Madura

    38

    Schutz

    Varejo

    Moda

    Madura

    39

    Samsung

    CPG

    Eletroeletrônicos

    Madura

    40

    Droga Raia

    Varejo

    Drogaria

    Madura

    41

    Sephora

    Varejo

    Cosméticos

    Madura

    42

    Farmácias Pague Menos

    Varejo

    Drogaria

    Madura

    43

    Americanas.com

    Varejo

    Eletroeletrônicos

    Madura

    44

    Wizard

    Educação

    Educação e Ensino

    Madura

    45

    FORD

    CPG

    Montadora

    Madura

    46

    Fast Shop

    Varejo

    Eletroeletrônicos

    Madura

    47

    Bob’s /

     

     

     

    BFFC

    Varejo

    Foodservice

    Madura

     

    48

    Mr. Cat

    Varejo

    Moda

    Madura

    49

    Avon

    Varejo

    Cosméticos

    Madura

    50

    Contém 1g

    Varejo

    Cosméticos

    Madura

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