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Amazon, Mercado Livre e Magalu lideram ranking como marketplaces mais preparados para o futuro

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Com mais de cinco bilhões de buscas no Google Brasil e 57,8 milhões de comentários na internet, o Future-proof Score aponta Amazon como o marketplace mais preparado para o futuro. A análise realizada pela Timelens, consultoria de negócios baseada em dados e insights do ecossistema FutureBrand, aponta a empresa americana como a que melhor atende às mudanças do mercado e constrói o amanhã. Em segundo lugar está o Mercado Livre e Magalu completa o TOP 3 do ranking. A análise faz parte do estudo completo que será lançado em 2024 e analisará diferentes setores da economia.

O índice considera os últimos dois anos da performance digital dos marketplaces generalistas, ou seja, que vendem diversas categorias de produtos – deixando de fora os e-commerces especializados. As menções na internet são categorizadas em seis dimensões, divididas em dois eixos: propósito e experiência. Os marketplaces que se destacam são aqueles que, além de apresentarem bom desempenho na análise das dimensões individualmente, conseguem equilibrar os dois pilares.

“Como avaliar, em uma mesma régua, performance de negócio e construção de marca? E como esta métrica pode direcionar esforços para pautar as mudanças do mercado? A nossa metodologia Future-proof responde a essas inquietações a partir da combinação de diferentes olhares e fontes de informação, e, assim, desenvolvemos uma forma de avaliação que oferece um olhar consolidado e direcionador”, explica André Matias, CEO e sócio da Timelens.

A análise do Future-proof Score leva em consideração seis dimensões divididas entre os dois eixos para construir o ranking. A visão clara de futuro compõe o eixo de propósito junto à avaliação do quanto a marca redefine sua categoria e gera de valor sustentável no longo prazo, considerando aspectos sociais, ambientais e econômicos. A tangibilização deste norte estratégico é avaliado no eixo de experiência: como a marca cria uma conexão engajadora em diferentes pontos de contato, o quanto consegue criar vínculos emocionais com seus públicos e efetivamente melhora a vida das pessoas.

O equilíbrio que Amazon (#1) demonstra nos eixos de propósito e experiência é sustentado pelo ótimo desempenho em oferecer uma experiência engajadora e ter visão clara de futuro. A gigante do e-commerce é nove vezes mais mencionada do que as concorrentes no ambiente digital e dispara no volume de menções e notícias positivas sobre a marca (dez vezes maior que a média da concorrência). Além disso, apresenta o melhor desempenho do índice ‘Voltaria a fazer negócio’ do Reclame Aqui, indicando que a empresa consegue contornar uma situação de crise e manter o cliente.

Apesar de ocupar o segundo lugar no ranking, Mercado Livre (#2) apresenta o maior gap entre os eixos: possui propósito forte, mas ainda tem espaço para melhorar sua percepção de experiência, principalmente na construção de vínculo emocional com o seu público, hoje. Hoje, a relação com a plataforma é mais funcional. Além disso é a marca que mais gerou interesse da categoria no último ano (+293 milhões de buscas).

Ainda que possua espaço para evoluir suas percepções, vemos na Magalu (#3) um exemplo claro de quem combina a visão de propósito e experiência diferenciada. O marketplace lidera em como uma empresa resolutiva, com “Índice de Solução” do Reclame Aqui sete pontos percentuais acima da média da concorrência (90,7% frente a 83,8%), além de apresentar o segundo maior volume de menções e notícias relacionadas a resultados financeiros positivos.

“É importante ressaltar que a diferenciação está nos detalhes, são eles que definem a posição do TOP 3. Para se ter ideia, Amazon tem o maior score e sobressai em três atributos, assim como Mercado Livre. Entretanto, o marketplace mais equilibrado é Magalu. Isso significa que as duas primeiras entendem seus espaços de diferenciação e criam novas possibilidades para avançar nas dimensões que ainda não receberam destaque. E, para Magalu, vemos oportunidade de crescimento constante a partir do investimento balanceado nos dois pilares”, analisa André Matias.

Marketplaces que conectam pessoas a pessoas ganharam relevância na categoria. OLX (#4), Elo7 (#6) e Enjoei (#7) entregam experiência consistente em um momento no qual o consumidor brasileiro está reavaliando seus hábitos de consumo – motivado pela conjuntura econômica do país e pela influência de movimentos e tendências que vieram para ficar, como a economia circular. Para se ter ideia, Elo7, uma plataforma de venda direta de produtos artesanais, ganha destaque em uma dimensão em que toda a categoria pode evoluir: é a marca que mais constrói vínculo emocional com seu público, reflexo do movimento “compre do pequeno”. Isso ressalta a importância do monitoramento constante dos movimentos do mercado como forma de se manter relevante.

Americanas e Shopee apresentam crescimento expressivo no volume de menções no universo digital. No entanto, isso não significa que elas detêm o controle dessa narrativa. Enquanto para Amazon o alto volume de menções se concentra nos feitos da marca e seus atributos, Shopee foi bastante mencionada de forma negativa a respeito da taxação de seus produtos. Já para a Americanas, o crescimento esteve ligado à crise que veio à tona no começo do ano. No entanto, a presença da varejista brasileira no ranking indica que, mesmo em após um período turbulento, a marca possui um colchão de reputação e conseguiu se manter relevante para o público final.

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