A tecnologia de transmissão de dados móveis HSPA+ (High Speed Packet Access), evolução das redes 3G, atingiu a marca de 103 redes comerciais distribuídas por 54 países ao redor do mundo neste começo de 2011, de acordo com dados da 4G Américas, organização criada para promover a implementação da tecnologia LTE (Long Term Evolution).
Deste total, 16 redes estão em seis países das Américas. Cerca de um ano atrás, em fevereiro de 2010, havia 42 redes HSPA+ implantadas no mundo. A expectativa da
4G Américas é que a maioria das 376 operadoras HSPA existentes migre em algum momento para HSPA+, antes de migrarem para a LTE, considerada uma tecnologia de quarta geração (4G).
Atualmente, as redes HSPA+ alcançam até 84 Mbps de download em laboratório. Avanços recentes aprovados pelo 3GPP e que serão agregados ao release 11 do padrão permitirão aumentar para até 168 Mbps essa velocidade máxima teórica. Essas novidades no padrão HSPA+ podem adiar ainda mais a decisão das teles de migrarem para o LTE, que exigiria a compra de mais espectro.
Mundo já soma 103 redes comerciais de banda larga móvel HSPA+
Publicidade