Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) 70% dos brasileiros sofrem efeitos da infodemia no trabalho

70% dos brasileiros sofrem efeitos da infodemia no trabalho

0
Publicidade

Estudo da Kaspersky em parceria com a empresa CORPA revela que 70% dos brasileiros sofreram efeitos da infodemia no ambiente de trabalho. O relatório ” Infodemia e os impactos na vida digital” já havia mostrado que 7 em 10 pessoas no Brasil se sentiram com sobrecarga mental devido ao excesso de informações durante a pandemia.

Infodemia é a rápida e ampla disseminação de notícias reais e falsas que dificulta a compreensão das pessoas sobre um assunto. O impacto no discernimento individual ficou claro quando os participantes foram questionados sobre os efeitos da infodemia no desempenho no trabalho: apenas 30% dos brasileiros falaram que não sofreram nenhuma consequência nos últimos 12 meses.

O Brasil está em segundo lugar entre os mais afetados pela infodemia no ambiente laboral. O ranking é liderado pelo Peru (73%) – apenas 3 pontos percentuais à frente do Brasil. Em seguida, Colômbia (61%), México (57%) e Argentina (55%). Os chilenos (51%) são os únicos em que a quantidade de pessoas sem efeito da infodemia é maior do que quem sofreu com o fenômeno.

No País, dos 70% que se disseram afetados com a sobrecarga mental, 37% passaram a trabalhar mais como método de fugir da avalanche de dados. Outros 20% disseram que estão demorando mais para terminar seu trabalho e 19% estão mais distraídos.

De fato, os alvos dessas mensagens maliciosas são profissionais com acesso a dados confidenciais e sem conhecimento técnico de segurança, como a equipe administrativa, de RH ou de contabilidade. O especialista destaca ainda que pessoas que contam com permissões de acesso aos sistemas internos da corporação, como administradores de rede e equipes de TI, também são alvos deste tipo de golpe, mas a sofisticação destes golpes é maior.

Para combater os efeitos da infodemia e diminuir os riscos de cair em um golpe online, a Kaspersky recomenda:

• Quando for atender uma chamada telefônica de um banco, loja ou empresa de telefonia, pare o que estiver fazendo. Caso esteja ocupado, peça para ligar depois. Se a ligação for legítima, o atendente a fará novamente. Isso diminui a chance de distração.

• Sempre que um atendente solicitar dados pessoais ou senhas – não responda imediatamente. Pare por um instante e avalie se o pedido faz sentido. Não permita que o senso de urgência do atendente tire sua concentração, pois é o objetivo de um criminoso. Se a ligação for legítima, o atendente irá esperar sua resposta.

• Ative a autenticação de dois fatores em serviços financeiros e customize as políticas de segurança por perfil de usuário. Soluções modernas com Machine Learning podem automatizar este processo e bloquear a execução de recursos dos profissionais que não precisam usá-los (como macros e JavaScript).

• Tenha uma solução de segurança instalada no celular e no computador com função anti-phishing, como o Kaspersky Endpoint Security for Business, que irá bloquear o acesso a sites fraudulentos e as tentativas de infecção de malware.
Para mais informações sobre o estudo ‘Infodemia e os impactos na vida digital’, acesse o blog oficial da Kaspersky.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

Sair da versão mobile