Publicidade
Início Gestão Infraestrutura RNP lança projeto de computação em nuvem na cidade do Recife (PE)

RNP lança projeto de computação em nuvem na cidade do Recife (PE)

0
Publicidade

No Recife, em Pernambuco, foi lançado na segunda-feira, 8, o Centro de Dados Compartilhados (CDC), uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O objetivo é oferecer serviços de armazenamento, processamento e distribuição de conteúdos (como softwares, dados, imagens e vídeo, por exemplo) para instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil.

Trata-se de uma espaço virtual onde serão armazenados dados de pesquisas realizadas no País. A infraestrutura montada permitirá a oferta de soluções em nuvem.

Isso porque está prevista a instalação de dois datacenters no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônica (INPA)

O projeto é uma resposta à crescente demanda por capacidade computacional para suportar aplicações científicas e tecnológicas de forma flexível.

Além de possibilitar a difusão do conhecimento científico e tecnológico, com oferecimento de diversos serviços, o CDC possibilitará a segurança de informações estratégicas produzidas nacionalmente.

Os equipamentos que vão armazenar os dados foram doados pela chinesa Huawei International. O investimento é fruto de um acordo entre o Brasil e China, assinado ainda no primeiro ano do governo da presidente Dilma Rousseff .

A capacidade inicial de armazenamento é de 1,5 petabytes, sendo 1 petabytes a capacidade dos contêineres que serão abrigados no IFPE e 0,5 a capacidade dos contêineres do INPA. Esses valores podem chegar a 4 e 2 petabytes, respectivamente.

O projeto é estimado U$S 20 milhões. Os recursos concedidos pelo MEC e MCTI são da ordem de R$ 6,5 milhões. O custeio inicial, para colocar tudo em funcionamento, é de R$ 1,5 milhão.

O projeto, numa etapa inicial, entrará em operação localmente, mas logo será ampliado para todo o Brasil. Os contêineres que armazenam os equipamentos já estão prontos para embarque, aguardando somente liberação de documentos pela Embaixada Brasileira.

No segundo semestre de 2014, a utilização de processamento de alto desempenho já deverá ser aumentada. Em 2015, a ideia é oferecer uma plataforma de serviços aos estudantes e pesquisadores.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile