A Akna, desenvolvedora de software para marketing digital, criou um teste de renderização que permite visualização prévia das mensagens e mostra como e-mail marketing chega à caixa de entrada do cliente.
De acordo com a Akna, o software se comunica em tempo real com os principais provedores de e-mail e consegue mostrar exatamente como chegarão à caixa de entrada dos destinatários. O programa considera as diferenças no código, os filtros anti-spam e o bloqueio de imagens.
A empresa acredita que a ferramenta possibilitará a correção de erros e melhor planejamento do conteúdo das mensagens enviadas, e também ajudará os designers de e-mail a adequarem os trabalhos à grande variedade de celulares e tablets.
A Akna informa que, conforme pesquisa de dezembro de 2012 da Return Path, empresa global de e-mail intelligence, a participação mobile cresceu 300% desde 2010. No mercado nacional a abertura de e-mails em dispositivos móveis chegou a 14%.
Em fevereiro, levantamento da Return Path apontou que as campanhas de e-mail marketing no Brasil apresentaram um crescimento na taxa de entregabilidade, mas houve queda nas taxas de leitura das mensagens.Atualmente, 67% dos e-mails chegam à caixa de entrada, enquanto 17% caem na caixa de spam e 16% são perdidas ou bloqueadas.