Depois de um aumento de 1,29% no mês de agosto, o e-Flation, índice que mede a variação de preços dos produtos vendidos pela internet, voltou a registrar uma ligeira deflação de 0,23% em setembro. De acordo com o indicador, elaborado pela escola de negócios da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a consultoria Felisoni & Associados, divulgado nesta quinta-feira, 11, a maior queda de preço foi verificada no grupo telefonia e celulares, com 3,04%. Na seqüência aparecem as categorias cine e fotos, com 1,6%, e linha branca, com 0,20%.
O recuo tímido, no entanto, não foi suficiente para atingir outros itens do e-commerce, que registram inflação, como livros (1,7%), brinquedos (1,45%), eletroportáteis (0,91%), eletroeletrônicos (0,48%), perfumes e cosméticos (0,39%), informática (0,13%) e CDs e DVDs (0,09%).
Para o coordenador geral do Provar (Programa de Administração do Varejo), da Fundação Instituto de Administração (FIA), Cláudio Felisoni de Angelo, a variação negativa está relacionada aos lançamentos e promoções de alguns itens. “O grupo telefonia e celulares encabeça as ações promocionais do período, gerando a ligeira deflação dos valores praticados no comércio on-line”, explicou.
O e-Flation de agosto, avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência, acompanha as mudanças realizadas a partir de abril de 2008: a composição da cesta de produtos foi alterada com base nas vendas totais por categoria em 2007, apuradas pela e-bit, 71,2% dos itens vendidos na internet e avaliados pelo indicador.
A categoria produtos para casa foi substituída por eletroportáteis e foi criado o grupo cine e fotos. Todas as demais sofreram revisão e ampliação dos produtos que compõem suas cestas, com base nas listas de mercadorias mais vendidas nos sites preferidos pelos internautas.