Publicidade
Início Inovação Marketing Digital Unilever investe em ação de retail media

Unilever investe em ação de retail media

0
Publicidade

O canal farmácia vem ganhando força no varejo digital de beleza e cuidado pessoal, o que abriu caminho para o desenvolvimento de uma abordagem relativamente recente neste mercado, o Retail Media. Para navegar neste ambiente, que possui um público cativo e ticket médio mais elevado, a Unilever se uniu a Panvel para uma ação digital com a marca Dove com foco na Região Sul e alguns bairros de São Paulo capital. A Cadastra, além de aproximar as partes, realizou a estratégia e operação da campanha com foco em ambientes digitais.

A ação, realizada em agosto, tinha o objetivo de melhorar a performance de vendas do sabonete Dove e seus kits no e-commerce da Panvel, além de reforçar o awareness da marca neste canal. As vendas de Dove no e-commerce da Panvel cresceram 64% no período, com a taxa de conversão chegando a 4,26%, um recorde.

“Esta iniciativa tangibiliza bem nossa proposta de oferecer soluções multidisciplinares que proporcionam resultados de vendas, mas também de posicionamento de médio e longo prazo. Ao utilizar ao máximo o potencial dos canais digitais com respeito aos dados do consumidor, ajudamos de um lado a Panvel a desenvolver uma fonte de receita extra e a Unilever a se relacionar com seus consumidores em um momento em que eles estão mais propícios ao consumo, abrindo novas fronteiras de resultados”, afirma Nathalia Dalla Corte, vice-presidente e sócia da Cadastra.

Para Tiago Henrique Souto, Gerente Executivo de E-commerce da Panvel, “A estratégia de retail mídia com a Unilever deu muito certo porque nós unificamos a estratégia de negócio, olhando o objetivo de marca e a aderência com o público foco. Identificamos o que esse público precisava, em qual momento ele estava buscando um produto para sua jornada de consumo e, mediante isso, montamos a melhor estratégia de campanha, de mídia e de CRM”.

“O papel de Retail Media tem sido extremamente importante não somente para aceleração de sellout nos varejistas, mas também tem se mostrado eficaz na construção de marca. Dito isto, a parceria com a Panvel foi realmente muito assertiva e eficaz, uma vez que nossos produtos dão um super match com a categoria de farmácia“, disse Liana Bonifacio, Coordenadora de Retail Media na Unilever.

“A integração entre as áreas de Negócio, Estratégia e Mídias Digitais potencializa a realização de planos de Retail Media, possibilitando a obtenção de resultados surpreendentes, como os alcançados por esta ação. Na Unilever, estamos constantemente aprimorando nosso modelo de colaboração entre a indústria, o varejo e as agências, e temos plena confiança na capacidade de tornar nossos resultados futuros exponenciais”, afirma Marcos Alves, líder de Negócio na Unilever

A campanha foi desenvolvida em sintonia com comportamento de navegação dos consumidores no e-commerce da Panvel (de forma anônima) e também foi sincronizada com outras inserções publicitárias on e offline.

“Desta forma, trabalhamos toda a jornada de compra, desde a consideração, até o click final no site ou aplicativo da Panvel. Com isso, conseguimos uma maior eficiência nos investimentos e uma experiência mais fluida por parte do consumidor. O canal farma, seja online ou físico, oferece uma comodidade, variedade e condições que atrai o consumidor de beleza e cuidados pessoais”, explica a vice-presidente da Cadastra.

O gerente da Panvel ressalta que “O sucesso do case deu muito por conta disso, da estratégia unificada desde o topo até o fundo de funil. Abrangemos desde a camada de awareness, a camada de consideração e conversão e também a retenção dos usuários. E isso foi possível porque nós avaliamos qual era o melhor anúncio, o melhor produto, categoria e o tempo, o timing correto para estar veiculando esses anúncios. Tudo em conformidade com aquilo que o consumidor gosta, tem de preferência de compra. A estratégia de anunciar os produtos nas plataformas digitais da Panvel, utilizando o Retail Media e as informações de navegação do consumidor, foi extremamente importante para essa assertividade nessa ação”.

A Unilever planeja expandir esse formato para outros produtos e categorias de sua linha de beleza e a Panvel está montando sua própria plataforma de ads para seu e-commerce.

“Como aponta um estudo que divulgamos recentemente, o Retail Media é a terceira onda da publicidade e vem ganhando corpo em farma, mas também em mercados variados como e-commerces de médio e grande porte, supermercados e outros, além dos marketplaces que já vem investindo bastante nesta área também. Segundo o eMarketer, as vendas por meio do Retail Media devem apresentar um crescimento global de mais de 10% em 2023, enquanto no Brasil essa taxa deve ser ainda maior e atingir 17%”, conclui Nathália Dalla Corte.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile