Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Brasil reúne quase 480 foodtechs

Brasil reúne quase 480 foodtechs

0
Publicidade

A Liga Ventures e a Emerge Ventures anunciam o lançamento do estudo que mostra a evolução das foodtechs no País. Ao todo, foram mapeadas 476 startups que estão ativas e utilizam diferentes tecnologias com o objetivo de transformar o mercado de alimentos e bebidas e entregar melhores soluções e produtos para a população.

O levantamento aponta que elas estão divididas em 23 categorias, como novos alimentos e bebidas (13,66%); logística e entrega (7,35%); gestão de pedidos (6,93%); marketplace de alimentos e delivery (6,72%); reaproveitamento e gestão de resíduos e descarte (6,51%); promoção do varejo (6,3%); tecnologias para produção (6,09%); gestão de processos foodservice (5,25%); alimentação em casa e no trabalho (4,41%); farm-to-table (4,41%); marketplace B2B (3,99%); gestão do varejo (3,78%); serviços em bebidas (3,36%); cadeia agropecuária (3,15%); qualidade e monitoramento (3,15%); novos canais de vendas (2,94%); informação e orientação (2,73%); dados (1,89%); promoção no foodservice (1,89%); relacionamento com fornecedores (1,68%); gestão financeira do foodservice (1,47%); marketplace para a produção (1,47%) e shoppers (0,84%).

Em relação ao ano de fundação das startups, cerca de 18,2% delas foram criadas entre 2020 e 2023. Já as principais categorias de foodtechs ativas fundadas nesse período foram novos alimentos e bebidas (14%); gestão de pedidos (14%); marketplace B2B (10%); reaproveitamento e gestão de resíduos e descarte (9%) e marketplace de alimentos e delivery (7%).

“Em meio às incertezas macroeconômicas e à crise que ainda afeta o setor de tecnologia, é importante destacar o contínuo empenho das empresas em buscar soluções inovadoras que impulsionem transformações significativas no segmento e acompanhem os hábitos de consumo da população. Apesar dos desafios enfrentados, os investimentos nas foodtechs têm sido expressivos nos últimos anos, refletindo o potencial desse setor”, comenta Guilherme Massa, cofundador da Liga Ventures.

Sobre os investimentos no setor, foram realizados 73 deals entre janeiro de 2022 e fevereiro de 2024, que movimentaram cerca de R$ 1,9 bilhão. As startups de marketplace de alimentos e delivery (44%) e marketplace B2B (21%) tiveram a maior participação no montante total investido em 2023.

Com uma atuação voltada à categoria com maior representatividade no estudo, a de novos alimentos e bebidas, Leonardo Tonini, cofundador da Emerge Ventures, destaca os desafios do segmento. “Escalar uma nova marca é difícil em qualquer lugar do mundo. É um negócio de produtos físicos com alto custo marginal de crescimento por depender de investimentos em estoque, manufatura e distribuição. Margem bruta alta, capacidade de gerar tração em um canal específico e potencial de se tornar memorável resolvendo uma necessidade real do consumidor são alguns dos fatores que fazem diferença, fundamentais para que essas marcas alcancem o mercado de massa”, reforça.

O estudo traz também as regiões com maior distribuição de startups ativas. No primeiro lugar do ranking está São Paulo (51%), seguido de Paraná (10%), Minas Gerais (8%), Rio de Janeiro (7%), Santa Catarina (7%), Rio Grande do Sul (7%), Espírito Santo (4%), Goiás (1%), Ceará (1%) e Pernambuco (1%).

Outro dado interessante se refere à análise da maturidade das foodtechs mapeadas, onde 46% são emergentes, 27% estão estáveis, 16% são nascentes e 11% delas disruptoras. Com relação às tecnologias mais aplicadas, destacam-se API (15%), Data Analytics (14%), Big Data (7%), Dashboard (9%) e Inteligência Artificial (8%). Já referente ao público-alvo, o estudo mostra que 51% das startups têm como foco o mercado B2B.

Para realizar o estudo foram utilizados dados da ferramenta Startup Scanner, plataforma criada pela Liga Ventures que identifica e acompanha dados de startups do Brasil e América Latina para que grandes empresas, pesquisadores e empreendedores possam entender as movimentações do mercado e encontrar oportunidades de negócios sinérgicos à sua atuação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile